Por thiago.antunes

Rio - Os dois consórcios que operam o serviço de ônibus na Zona Norte foram os que mais compraram veículos com ar-condicionado neste ano. Nesta quinta-feira, foram apresentados pelo prefeito Eduardo Paes os primeiros 326 coletivos entregues após o decreto que obriga as empresas de transporte do Rio a só incorporarem à frota ônibus refrigerados.

Do total, 109 ônibus foram comprados pelo consórcio Internorte e 98, pelo Transcarioca. Já o Intersul (que opera na Zona Sul) adquiriu 56 e o Santa Cruz (Zona Oeste), 63. Os investimentos dos quatros consórcios na compra dos veículos foram de R$ 110 milhões. A prefeitura e o Rio Ônibus (associação das empresas do setor) anunciaram as linhas que irão receber de 190 do total da frota que chegou ontem. A linha 298 (Acari - Castelo), operada pelo Internorte, foi a mais reforçada, com 28 ônibus.

Os ônibus novos foram apresentados hoje em cerimônia que teve a participação do prefeito Eduardo PaesDivulgação

“Nós cumprimos o contrato firmado com os consórcios e reajustamos a tarifa. Agora, as empresas já começam a mostrar os resultados com essa entrega”, disse o prefeito Eduardo Paes, acompanhado pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão. “A Prefeitura do Rio e o Rio Ônibus firmaram um desafio de que até 2016 toda a frota será de veículos com ar-condicionado”, completou o prefeito.

A linha 296 (Irajá-Castelo), também da Internorte, é a segunda mais alimentada, com 22 coletivos novos. A 434 (Consórcio Intersul), tradicional e movimentada linha que liga o Grajaú, na Zone Norte, ao Leblon, na Zona Sul da cidade, ganhou oito ônibus com ar-condicionado. As linhas 472 (Triagem - Leme) e 464 (Maracanã - Leblon), ambas do Intersul, receberam 15 e 10 ônibus refrigerados, respectivamente.

Segundo o Rio ônibus, as Zonas Norte e Oeste são, por ora, as regiões mais beneficiadas pelo conjunto de investimentos recentes na modernização da frota carioca. “Até o fim do ano, teremos mais mil ônibus novos e modernos circulando em toda a cidade”, prometeu Otacílio Monteiro, vice-presidente do Rio Ônibus. Cada novo veículo com ar-condicionado incorporado à frota municipal receberá um selo, que ajudará a identificação pelos usuários do transporte público.

Frescões na rota do mar

Conforme o DIA mostrou em reportagem, publicada em janeiro, que quem deixa o Centro do Rio rumo às Zonas Norte e Oeste sofre mais com o calorão nos ônibus do que os passageiros cujo destino é a Zona Sul. A reportagem monitorou dois pontos do Centro durante uma hora e constatou que, na Avenida Rio Branco, de 59 veículos que seguiam para a Zona Sul da cidade, 16 (27,1%) tinham ar.

Já na Avenida Presidente Vargas, dos 70 ônibus com direção às Zonas Norte e Oeste, apenas um (1,4%) era refrigerado. Em fevereiro, outra reportagem exclusiva adiantou que o Rio chegará ao fim do ano, com 33% da frota com ar-condicionado, ante os atuais 19%.

Você pode gostar