Por bianca.lobianco

Rio - Treze propostas criativas de cariocas e moradores do Rio de Janeiro para fazer uma cidade melhor serão testadas pela prefeitura este semestre e poderão até se tornar permanentes. Há ideias simples, como uma peneira para bueiros, e outras bem tecnológicas, como uma máquina que troca lixo descartável por um bilhete de passagem de metrô

As sugestões fazem parte do projeto Rio+, que tem como objetivo atrair e aumentar a participação popular em temas como mobilidade, sustentabilidade, saúde e inclusão. “Nosso compromisso é viabilizar esses protótipos, mas é claro que algumas ideias são mais adequadas ao Rio que outras. Também parabenizo a iniciativa de todos, que não ficam na postura de só reclamar, mas de apresentar soluções para a cidade”, declarou o o prefeito Eduardo Paes.

Uma das ideias é a máquina que troca lixo reciclável por bilhetes do metrôDivulgação

Os 13 projetos foram escolhidos por votação popular, que começou no dia 24 de março, reunindo 1.692 sugestões. Ao todo, foram 98.144 votos pela internet e em postos itinerantes, que circularam por Largo da Carioca, Recreio, Praça Saens Peña, Tijuca, Parque Madureira e Praia de Copacabana.

O projeto Rio+ é uma parceria da prefeitura com a Benfeitoria — empresa incubada pelo Rio Criativo — e a Secretaria Estadual de Cultura, para viabilizar e transformar ideias. As criações serão executadas pela prefeitura: R$ 100 mil serão injetados em cada projeto. A Natura patrocinará mais um.

Segundo a organização do Rio+, a maioria das criações deve sair do papel antes da Copa do Mundo. Os 13 vencedores do concurso não receberão prêmios em dinheiro: “A ideia é um projeto para benefício coletivo. Mas estamos pensando numa premiação simbólica”, disse o idealizador da plataforma Rio+, Murilo Farah.

Outra sugestão é um painel interativo que indica os melhores meios e rotas de transporteDivulgação

A Fundação Getúlio Vargas participa com estudos de viabilidade econômica. A área de mobilidade foi a que recebeu mais inscrições e o projeto vencedor foi o de Mapa da Mobilidade Urbana, com 4.904 votos. O objetivo é integrar meios de transporte e possibilitar consultas das melhores opções para os trajetos.

De aplicativos ao uso de áreas públicas

Com 4.565 votos, a criação da estudante de Publicidade, Mariana Zappa, de 19 anos, foi o aplicativo Rio+Doação de Sangue, que faz rastreamento dos pontos de coleta, agenda doações e recebe avisos quando encontra um possível doador: “A ideia surgiu em um projeto de faculdade, quando vi que só um terço do estoque necessário de sangue do Hemorio é preenchido. O aplicativo aumenta as possibilidades de mobilização das pessoas.

Transformar o Sambódromo em área de lazer é outra ideia: ela recebeu 4.219 votos. A ideia é do fotógrafo americano Douglas Engle, 45 anos, e há 16 no Rio: “Há crianças brincando pelas ruas próximas, sem a menor segurança. No Sambódromo não circulam carros e a área pode ser aproveitada para skates, patins e bikes.”

Treze sugestões

INCLUSÃO
Criação de polos de empreendedorismo em áreas de UPP

ESPORTE E LAZER
Instalação de pistas de skate no Sambódromo

MOBILIDADE
Painel interativo para consultar meios e rotas de transporte

CIDADANIA
Instalação de botão sonoro para indicar assento preferencial em ônibus/metrô

CULTURA E ARTE
Circuito itinerante de exibição de filmes e shows em áreas públicas

EDUCAÇÃO
Bibliotecas Livres: estantes para troca de livros em espaços públicos

SUSTENTABILIDADE
Peneira nos bueiros para evitar entupimento e inundações pontuais

PRAIA E PRAÇAS
Quiosques com internet gratuita e espaço para café

INTERVENÇÃO URBANA
Rio+Cor: plataforma online para integração de artistas e cariocas que desejam ter seus muros pintados

INOVAÇÃO
Lava-pés na orla acionado quando o usuário depositar lixo na lixeira

SAÚDE E BEM-ESTAR
Aplicativo para celulares com informativo sobre doação de sangue

COMUNIDADES
AproveitaRio: Sistema para redistribuição gratuita de objetos usados

LIXO TROCADO POR PASSAGEM
Mobilidade Reciclada: sistema de troca de lixo reciclável por créditos em bilhetes de metrô

Você pode gostar