Por felipe.martins

Rio- Um intenso tiroteio na tarde desta quarta-feira assustou moradores de Niterói, Região Metropolitana do Rio. De acordo com as primeiras informações, a guerra seria entre criminosos da mesma facção, o Terceiro Comando Puro (TCP).  De acordo com testemunhas, o confronto durou cerca de 30 minutos 

O helicóptero da Polícia Militar sobrevoou o local. Não houve troca de tiros entre policiais e criminosos. 

Clientes do Plaza Shopping, no Centro da cidade, saíram às pressas do estabelecimento. Outros preferiram aguardar o fim do tiroteio para deixar o centro comercial, que chegou a fechar as portas. Eles eram orientados pelos funcionários a deixar o local pela saída próxima ao terminal rodoviário.

Tiroteio obrigou Plaza Shopping a fechar as portas. Clientes assustados saíam às pressas ou aguardavam fim do tiroteio para deixar estabelecimentoReprodução Internet

De acordo com a Polícia Militar, o tiroteio ocorreu entre facções rivais do Morro do Arroz e Morro da Chácara. Na versão da polícia, o confronto acabou assim que os policiais chegaram ao local. Não houve presos, nem feridos.

Confronto um dia após anúncio de nova companhia destacada

O confronto ocorre um dia após o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, anunciar a criação de uma nova companhia destacada na cidade, no Fonseca, e a reforma de uma segunda unidade, no Morro do Cavalão.  As medidas foram anunciadas em reunião na sede da prefeitura da cidade com a presença do governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Rodrigo Neves.

Ficou decidido ainda que o efetivo do 12º BPM receberá um reforço de 100 policiais. Além de Pezão, Neves e Beltrame, participaram do encontro o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso e o chefe do Estado Maior Operacional da PM, Paulo Henrique Moraes.

"Está na hora da sociedade levantar outros questionamentos. Além do debate polícia contra bandido também é necessário discutir as fronteiras, a reforma penal e a maioridade penal. Há a necessidade de alargar essa discussão", disse Beltrame.

As delegacias da cidade irão intensificar, a partir desta quinta-feira, o patrulhamento nas áreas de atuação com o apoio da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Ainda segundo o secretário, uma nova reunião deve acontecer no prazo de 15 dias. As autoridades irão avaliar o resultado das medidas adotadas. Não está descartado o pedido de ajuda do governo federal para o combate à violência na cidade.

O prefeito de Niterói anunciou que até sexta-feira será publicado edital para dobrar o efetivo da Guarda Municipal, hoje com 350 homens. Neves anunciou a compra de armamento não letal para o uso dos agentes. A prefeitura está investindo ainda na construção de um centro de monitoramento com 500 câmeras.

Você pode gostar