Por bianca.lobianco

Rio - Pagar caro e ser bem atendido nem sempre são sinônimos. Prova disso é o saldo da fiscalização feita ontem pelo Procon estadual nos shoppings mais caros do Rio. Fashion Mall (em São Conrado), Shopping Leblon, Galeria Fórum Ipanema e Village Mall (na Barra da Tijuca) tiveram, juntos, 42 lojas advertidas (dois terços do total fiscalizado por infrações como falta de preço nas vitrines e produtos, ausência de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor no caixa e falta de placa visível do serviço Disque Procon.

Batizada de ‘Bonequinha de Luxo’, a operação teve o objetivo de “verificar o atendimento prestado ao consumidor nos templos maiores do consumo na cidade”, conforme o diretor de Fiscalização do Procon-RJ, Fábio Domingos da Costa. As lojas advertidas tem 15 dias para apresentar justificativa da infração ao Procon. Se a justificativa não for convincente, o estabelecimento será multado. Dependendo do caso, pode até mesmo ser interditado. As multas variam de acordo com o faturamento da loja.

O Shopping Leblon foi um dos fiscalizados pelo Procon ontem%3A as lojas têm prazo para se adequarDivulgação

“Há um desrespeito à legislação no que se refere à identificação de preços. Usa-se essa prática como estratégia de marketing para que o cliente entre na loja”, destaca Domingos sobre a infração mais recorrente nas 62 lojas fiscalizadas: a falta de preços em artigos e vitrines. Uma variação dessa violação que é menos conhecida, mas prevista em lei estadual, é a exposição de etiquetas que destaquem o preço do parcelamento, nas quais o valor à vista vem em tamanho menor. Esse expediente foi flagrado na loja de cosméticos Sephora, no Village Mall.

Já a ausência de preços foi vista em lojas como a Alberto Gentleman, de moda masculina, no Fashion Mall; e a Ka Store, de moda feminina, na Galeria Fórum Ipanema. Ao DIA, os representantes de ambas as lojas alegaram troca de vitrine como motivo da falta ‘temporária’ de preços.

As outras lojas advertidas foram Occhialeria, Renner, Papel Craft, Burberry Brasil, Cia Marítima, W. Map, John John, Vilebrequin, Carla Amorim e Livraria da Travessa, no Shopping Leblon; e GNC, Phebo e Cia Marítima, no Village Mall. O telefone para denúncias é o 151.


Você pode gostar