Por bianca.lobianco

Rio - Representantes da Petrobras, Vale e Brafels e de órgãos ambientais se reuniram ontem à tarde em audiência pública na Procuradoria da República, no Rio. Todos foram unânimes quanto aos efeitos danosos à biodiversidade causados pela espécie coral-sol — natural de Galápagos e da região do Indo-Pacífico — e que afetam o litoral do Rio, Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Mangaratiba e Paraty. 

O Ministério Público Federal definirá as recomendações para frear o processo de proliferação do molusco, que teria sido introduzido no litoral fluminense por unidades marítimas (plataformas, navios, estaleiros e outras) de responsabilidade das empresas.

A representante da Petrobras, Mônica Linhares, defendeu que não há no Brasil regulamentação específica sobre a incidência dos corais. Sobre o método de remoção manual da espécie, proposto pela ONG Projeto Coral-Sol, Mônica disse não achá-la adequada, e indicou mais pesquisa antes de agir.

Já a procuradora-geral Monique Cheker acredita que a urgência do problema não permite mais espera. “Já há danos suficientes para tomarmos uma postura. Temos que verificar a eficácia do método que temos.”

ARTESANATO DO ESTADO EM EXPOSIÇÃO

Termina na próxima sexta-feira a exposição “Arte e Sustentabilidade” com produç<CJ4>ões criativas de 13 artesãos de Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio e Campos. A mostra, na Galeria La Salle, em Niterói, reúne dezenas de peças como colares, brincos, bolsas e cintos feitos de escamas de peixe e outros materiais reaproveitados, como fibra, papelão e garrafa pet.

O evento é resultado do projeto Artesanato em Movimento, iniciado ano passado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca. Com entrada franca, a exposição pode ser visitada das 9h às 21h.

PETRÓPOLIS LEMBRA DIA DO FERROVIÁRIO

A Praça de Nogueira, uma das principais áreas de lazer de Petrópolis, será reinaugurada amanhã, Dia dos Ferroviários. A obra foi executada em parceria com o Ministério do Turismo. Calçadas, parquinho infantil e chafariz foram reformados, além das vias de acesso. O espaço ganhou nova iluminação, uma concha acústica e uma área de convivência. Trilhos de trem foram usadosna ornamentação.

As comemorações pelo Dia do Ferroviário começarão antes da inauguração oficial da praça. Às 10h, o desenhista petropolitano André Rios abre sua exposição ‘Traços, Trilhos e Memórias’ no Centro Cultural Estação Nogueira.

REFORÇO CONTRA CRACK EM CAMPOS

A Guarda Civil de Campos dos Goytacazes recebeu 50 kits com pistola teaser e spray de pimenta para as ações de combate ao crack. Setenta guardas serão treinados pelo Bope e Secretaria Nacional de Segurança Pública. O projeto ganhará quatro veículos, 150 coletes balísticos e central de monitoramento.

Você pode gostar