Por paulo.gomes

Rio - Uma troca de tiros entre bandidos e policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, ontem à tarde, deixou Vítor Gomes Bento, de oito anos, ferido na cabeça por bala perdida. O episódio desencadeou onda de protestos de moradores à noite, que culminou com ônibus depredado, fogo em barricadas nos acessos à favela e conflito entre manifestantes e policiais militares. Por volta das 22h, um PM deu entrada no Hospital Federal do Andaraí com o braço quebrado e outra criança com escoriações.

De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, por volta das 15h30 policiais da UPP em patrulhamento na localidade conhecida como Favelinha se depararam com criminosos armados, que atiraram contra os policiais. Os PMs revidaram e os bandidos fugiram. Porém, mais à frente, já num ponto chamado Rachadura, iniciaram novo confronto com outra equipe da UPP.

PMs reforçaram patrulhamento e tentaram apagar fogo no Morro dos Macacos. Túnel Noel Rosa fechouFernando Souza / Agência O Dia

“Em seguida, os policiais receberam a informação sobre uma criança ferida e encaminhada ao Hospital Federal do Andaraí. Ela foi socorrida por moradores”, dizia o texto. O policiamento na comunidade foi reforçado com integrantes do Grupamento de Intervenções Táticas do Batalhão de Choque e de várias UPPs da Zona Norte.

Às 20h30, moradores tentaram fechar a Rua Barão do Bom Retiro, uma das principais do bairro, mas foram impedidos pela polícia, que usou gás de pimenta para afastar os manifestantes. Por segurança, o Túnel Noel Rosa foi fechado nos dois sentidos. Em seguida, um grupo depredou e tentou colocar fogo num ônibus da linha 158, que estava vazio e seguia para a garagem da empresa. O motorista conseguiu controlar as chamas com o extintor do veículo.

Pouco antes do fechamento desta edição, o clima ainda era de tensão na comunidade, e o menino estava sendo operado. Segundo moradores, três traficantes teriam sido mortos nos tiroteios, mas a polícia não confirmou. Tiros foram ouvidos na localidade Pau da Bandeira.

'Pesadelo de tempos antigos está voltando'

Por meio do WhatsApp do DIA (98762-8248), moradores relataram o medo de quem mora na região. “O bicho tá pegando. Muita confusão, veículo depredado e muita fumaça na vias de entrada do Morro dos Macacos. Estamos apavorados”, desabafou um deles.

“Estou receoso em voltar para casa. E minha mulher e minhas filhas estão sozinhas. Meu Deus, o pesadelo de tempos antigos está voltando!”, comentou outro. O policiamento seguirá reforçado hoje, diz a PM.

Tiros em áreas pacificadas

?Tiroteios em morros pacificados no Rio têm ocorrido com frequência e feito vítimas inocentes. No dia 27 de abril, por exemplo, Dalva Bezerra de Assis, de 72 anos, morreu, ao ser baleada após tiroteio entre policiais da UPP Nova Brasília e criminosos, no Conjunto de Favelas do Alemão.

A exemplo do que ocorreu ontem no Morro dos Macacos, pelo menos 50 moradores da comunidade interditaram a Estrada do Itararé, em Bonsucesso, nos dois sentidos, em protesto. Quatro ônibus foram queimados. Durante as manifestações, criminosos invadiram e depredaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.Três pessoas foram detidas, acusadas de estarem envolvidas na confusão.

De acordo com parentes, Dalva morreu ao entrar na frente de um neto, de 10 anos, para protegê-lo dos disparos. A polícia investiga informações de que o tiro que matou a idosa, teria partido de traficantes.

Você pode gostar