Rio - O auditor fiscal da Receita Federal José Cassoni Rodrigues Gonçalves, acusado de formação de quadrilha, corrupção passiva, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, ocultação de ativos e evasão de divisas, foi preso nesta terça-feira à tarde por agentes da Delegacia da Polícia Federal de Volta Redonda, no Sul Fluminense. As circunstâncias da prisão de Cassoni, que estava foragido desde 2011, serão esclarecidas em coletiva nesta quarta, mas ele teria recebido voz de prisão na própria delegacia, portando documentos falsos.
Cassoni é apontado como líder de um esquema de fiscalizações na Delegacia de Osasco, que resultou, em 10 anos, num rombo de mais de R$ 2 bilhões aos cofres públicos. Em agosto de 2013, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) negou, por unanimidade, dois habeas-corpus em favor do auditor fiscal.
Cassoni pedia o reconhecimento da nulidade do inquérito policial e de provas produzidas por meio de escutas telefônicas. A quadrilha foi descoberta durante a operação intitulada Paraíso Fiscal, desencadeada pela PF, em conjunto com agentes da Receita Federal e Ministério Público Federal. Cassoni será transferido hoje para presídio federal.