Por bianca.lobianco

Rio - Por ter uma reação instintiva, assustada, o administrador Sandro Dominguez Guimarães de Oliveira, de 26 anos, foi morto a tiro ontem de manhã na Rua Fábio da Luz, no Méier, onde moradores mostraram-se chocados com o assassinato. O crime aconteceu às 6h58, quando o jovem estava indo para a academia. Ele foi abordado por um homem numa moto, que, após roubar o cordão de ouro, deu um tiro no peito de Sandro, que ainda caminhou por alguns metros antes de cair.

Sandro Dominguez tinha 26 anos. Pai pediu para filho não usar cordãoReprodução

O pai do administrador, o técnico judiciário Oduvaldo José de Oliveira, de 53, contou que, com o filho caído, o criminoso voltou e ainda pegou o celular que estava com Sandro. “Ele foi roubado de novo, quando estava agonizando no chão. Isso ocorre com muita rotina no Méier. Esses bandidos são como ratos que se espalham”, desabafou o pai, aos prantos, no Instituto Médico-Legal (IML), na noite de ontem. O jovem era filho único.

Sandro perdeu muito sangue com o ferimento no pulmão e sofreu várias paradas cardíacas Ele foi socorrido por vizinhos, com apoio de policiais do 3º BPM (Méier), mas morreu ao dar entrada no Hospital Salgado Filho.

“Uma pessoa que o ajudou disse que ele ainda falou que não tinha reagido”, afirmou Oduvaldo. Agentes da Divisão de Homicídios (DH) estão com imagens de câmeras de segurança que mostram o assalto. Por uma triste coincidência, o pai de Sandro tinha alertado o filho na noite anterior sobre o uso do cordão.

“Fui na casa que ele morava com a mãe. Conversamos, e ainda falei como Sandro para ter cuidado e não andar com o cordão. Não sabia, mas estava me despedindo dele. Acho que meu filho não levou a sério o recado, porque ele nunca tinha sido assaltado”, disse Oduvaldo.

Sandro tinha se formado na UniverCidade há dois anos. Atualmente, ele estudava para concurso público. Considerado um rapaz calmo, o administrador pouco saia de casa, segundo seu pai, e nem bebia. “Ele tinha uma preocupação com corpo. Acho que não entendi muito bem ainda o que aconteceu. Olha o presente que o bandido deu para a mãe do Sandro? Mataram o nosso único filho”, lamentou Oduvaldo.

Nas redes sociais, a morte do administrador teve muita repercussão. Vários moradores do Méier deram depoimentos na página no Facebook sobre o bairro. Muitos contaram que os assaltos na região são constantes e que o modo de atuação é sempre o mesmo. O enterro acontece hoje, às 11h, no Cemitério de Inhaúma.

Manifestação organizada na Internet

Somente em março, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP) 133 assaltos a pedestres foram registrados na área da 23ª DP (Méier). A Associação de Moradores do bairro está se organizando para uma manifestação pedindo mais segurança no bairro. A convocação está sendo feita pela Internet.

“Há muito tempo estamos reivindicando mais segurança em nossa área. A criminalidade aumenta sem freio, assaltos constantes a comerciantes, transeuntes, residência e agora latrocínio (roubo seguido de morte)”, diz um post da Associação nas redes sociais. Uma moradora que se identificou como Joselia Alves na internet contou que na rua onde Sandro Dominguez morava não há polícia. “Moro na (rua) Fábio da Luz e nunca vi uma única viatura fazendo patrulhamento. Quantas mortes ainda serão necessárias até que se tome uma providência?”

Você pode gostar