Por paulo.gomes

Rio - Representante do Consórcio da Linha 4 Sul, Aluísio Coutinho Júnior, e o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola, falaram no início da tarde desta segunda-feira, sobre as duas crateras que apareceram na Rua Barão da Torre, em Ipanema, na madrugada de domingo. Aluísio garantiu que nenhum prédio do local corre risco de desabamento.

>>>GALERIA: Crateras assustam moradores de Ipanema

"Por volta das 2h40 de domingo, os técnicos detectaram o afundamento. Imediatamente, foi acionado o reforço dos técnicos do consórcio para a avaliação e a Defesa Civil foi acionada. A primeira medida foi garantir que não houve dano a estrutura dos edifícios. Por conta dos pinos de monitoramento que já estavam instalados em vários edifícios da rua, tivemos a certeza de que as estruturas estavam integras", diz.

Duas crateras se abriram na Rua Barão da Torre%2C ao lado das obras do Metrô%2C em Ipanema%2C e assustaram os moradores na madrugada deste domingoFabio Teixeira/ Agência O Dia

Aluísio não descartou a utilização do "Tatuzão", equipamento utilizado para escavação de túneis, como o responsável pelo surgimento das crateras. "Os técnicos ainda estão estudando o que ocorreu na obra e que o desempenho do Tatuzão não está descartado", disse o representante do consórcio, afirmando que o abastecimento do serviço de água e gás do local será restabelecido em breve.

"Por conta dessas crateras, uma pequena adutora da Cedae foi rompida e uma outra de gás também. Ambas serão reestruturadas em menos de 24h", garante.

As duas crateras que surgiram de cada lado da rua, medem 4m de largura por 4 de cumprimento e têm aproximadamente 2,5 de profundidade. O secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola, afirmou que as obras no trecho da Barão da Torre só retornarão quando for detectado a origem do problema.

"O plano de contingenciamento funcionou. A mensagem é de segurança, não há risco nas edificações e saúde das pessoas. Mas até o resultado da avaliação dos técnicos, as obras de escavação no trecho da Barão da Torre continuam interrompidas".

Espíndola garante que o cronograma das obras da Linha 4 do metrô não sofrerá atraso. "Apesar da escavação daquela região está interrompida, o cronograma da obra do metrô continua o mesmo que é o primeiro semestre de 2016. É um compromisso olímpico".

Você pode gostar