Rio - Os ônibus das delegações esportivas que participarão da Copa do Mundo vão circular no Rio com um delegado federal, cada um. Os agentes deverão fazer uma articulação da rota com o Centro Integrado de Comando e Controle, composto de diversas forças de segurança, no momento em que o comboio de deslocará.
O Exército apresentou uma tenda móvel de descontaminação de agentes químicos e biológicos, que leva uma hora e meia para ser montada e tem capacidade para atender a 60 pessoas por hora. Além disso, estará disponível para a Copa um caminhão-laboratório, capaz de examinar substâncias suspeitas, já utilizado na Rio+20. O veículo ficará estacionado nos principais eventos do Mundial.
Segundo o coordenador regional de Grandes Eventos da Polícia Federal, Anderson Bichara, os delegados ficarão responsáveis por informar ao centro, por exemplo, se os batedores tiverem que desviar da rota programada devido a alguma eventualidade.
“Os agentes vão atuar como um delegado de ligação e vão estar sempre dentro do ônibus. Eles serão considerados como parte da delegação. Além disso, os centros de comando e controle também vão monitorar a chegada de árbitros e autoridades, os chamados VIPs”, afirmou Bichara, depois da apresentação ontem de tropas e equipes das Forças Armadas que atuarão na Copa, na 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar, em Deodoro.
O coordenador de Defesa de Área do Rio, general Luiz Eduardo Ramos, que vai liderar 1.500 homens durante o evento, afirmou que as Forças Armadas poderão atuar em possíveis manifestações durante a Copa, caso requisitadas pela presidenta Dilma Rousseff. “Se recebermos ordens e dispositivos legais para atuar, o faremos. Isso, se se esgotarem todas as capacidades e tudo o que for previsto na Polícia Militar e outros órgãos de segurança”, disse Ramos.
O general explicou que, se as Forças Armadas tiverem que intervir, terão a postura de “manter um ambiente estável”. Ramos também admitiu saber que a situação do Rio é “complexa”, quando questionado se episódios recentes de violência, como o assalto a turistas em plena tarde na Praia de Ipanema, registrado na última sexta-feira pelo DIA, podem abalar o evento.
“Como general, tenho noção da realidade, estou vivenciando isso na minha família”, declarou o militar que teve um sobrinho, Daniel Pereira, de 31 anos, assassinado na Tijuca. “Mas temos que entender que as autoridades estão fazendo o que é possível para minimizar essas coisas que ocorrem”, declarou.
Já o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Rio, Frank Márcio de Oliveira, declarou que o órgão montou um centro regional no estado que fez um trabalho prévio de avaliações de risco nos estádios, hotéis e centros de treinamento. “Temos as possíveis ameaças mapeadas e enviamos para as forças de segurança. Estamos preparados para a Copa”, afirmou.
Anac vai multar as empresas que atrasarem voos
A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) irá multar as empresas aéreas que atrasarem seus voos durante a Copa do Mundo. O órgão anunciou ontem que endurecerá a fiscalização em 42 aeroportos do dia 5 de junho até o dia 25 de julho, sendo 16 deles localizados nas cidades-sedes. Outros 46 aeroportos serão fiscalizados por meio do Centro de Coordenação e Controle, instalado no Rio de Janeiro.
Na cidade, os aeroportos do Galeão, Santos-Dumont e de Jacarepaguá serão fiscalizados presencialmente. As multas serão aplicadas em caso de atrasos de mais de 15 minutos e o valor aumentará proporcionalmente à demora, indo de R$12 mil a R$ 90 mil.
No dia 3 de abril, reportagem do DIA revelou que as obras prometidas para o Galeão, principal aeroporto da cidade, só começarão depois das Olimpíadas, em 2016.
Parte do efetivo de mil servidores da Anac estará no local para fiscalizar a prestação de assistência e de informações aos passageiros pelas companhias aéreas e o cumprimento do planejamento de slots (horários de pousos e decolagens).
Também está previsto, dentro da operação especial, um plano de contingência a ser seguido pelas principais companhias. Tal plano deverá garantir, entre outros pontos, ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, suspensão da prática de overbooking (venda de bilhetes acima da capacidade das aeronaves) e aumento no efetivo de tripulação.
Segundo a Anac, medidas semelhantes foram adotadas com sucesso para a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações.