Por felipe.martins

Rio - Os ônibus das delegações esportivas que participarão da Copa do Mundo vão circular no Rio com um delegado federal, cada um. Os agentes deverão fazer uma articulação da rota com o Centro Integrado de Comando e Controle, composto de diversas forças de segurança, no momento em que o comboio de deslocará.

O Exército apresentou uma tenda móvel de descontaminação de agentes químicos e biológicos, que leva uma hora e meia para ser montada e tem capacidade para atender a 60 pessoas por hora. Além disso, estará disponível para a Copa um caminhão-laboratório, capaz de examinar substâncias suspeitas, já utilizado na Rio+20. O veículo ficará estacionado nos principais eventos do Mundial.

Militares durante apresentação de tropas do Exército, na Vila Militar, em Deodoro. Forças Armadas poderão agir em manifestações, caso requisitadas pela presidentaSeverino Silva / Agência O Dia

Segundo o coordenador regional de Grandes Eventos da Polícia Federal, Anderson Bichara, os delegados ficarão responsáveis por informar ao centro, por exemplo, se os batedores tiverem que desviar da rota programada devido a alguma eventualidade.

“Os agentes vão atuar como um delegado de ligação e vão estar sempre dentro do ônibus. Eles serão considerados como parte da delegação. Além disso, os centros de comando e controle também vão monitorar a chegada de árbitros e autoridades, os chamados VIPs”, afirmou Bichara, depois da apresentação ontem de tropas e equipes das Forças Armadas que atuarão na Copa, na 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar, em Deodoro.

O coordenador de Defesa de Área do Rio, general Luiz Eduardo Ramos, que vai liderar 1.500 homens durante o evento, afirmou que as Forças Armadas poderão atuar em possíveis manifestações durante a Copa, caso requisitadas pela presidenta Dilma Rousseff. “Se recebermos ordens e dispositivos legais para atuar, o faremos. Isso, se se esgotarem todas as capacidades e tudo o que for previsto na Polícia Militar e outros órgãos de segurança”, disse Ramos.

O general explicou que, se as Forças Armadas tiverem que intervir, terão a postura de “manter um ambiente estável”. Ramos também admitiu saber que a situação do Rio é “complexa”, quando questionado se episódios recentes de violência, como o assalto a turistas em plena tarde na Praia de Ipanema, registrado na última sexta-feira pelo DIA, podem abalar o evento.

“Como general, tenho noção da realidade, estou vivenciando isso na minha família”, declarou o militar que teve um sobrinho, Daniel Pereira, de 31 anos, assassinado na Tijuca. “Mas temos que entender que as autoridades estão fazendo o que é possível para minimizar essas coisas que ocorrem”, declarou.

Tenda de descontaminação e caminhão-laboratório do Exército estarão a postos nos principais eventos Severino Silva / Agência O Dia

Já o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Rio, Frank Márcio de Oliveira, declarou que o órgão montou um centro regional no estado que fez um trabalho prévio de avaliações de risco nos estádios, hotéis e centros de treinamento. “Temos as possíveis ameaças mapeadas e enviamos para as forças de segurança. Estamos preparados para a Copa”, afirmou.


Anac vai multar as empresas que atrasarem voos

A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) irá multar as empresas aéreas que atrasarem seus voos durante a Copa do Mundo. O órgão anunciou ontem que endurecerá a fiscalização em 42 aeroportos do dia 5 de junho até o dia 25 de julho, sendo 16 deles localizados nas cidades-sedes. Outros 46 aeroportos serão fiscalizados por meio do Centro de Coordenação e Controle, instalado no Rio de Janeiro.

Na cidade, os aeroportos do Galeão, Santos-Dumont e de Jacarepaguá serão fiscalizados presencialmente. As multas serão aplicadas em caso de atrasos de mais de 15 minutos e o valor aumentará proporcionalmente à demora, indo de R$12 mil a R$ 90 mil.

No dia 3 de abril, reportagem do DIA revelou que as obras prometidas para o Galeão, principal aeroporto da cidade, só começarão depois das Olimpíadas, em 2016.

Parte do efetivo de mil servidores da Anac estará no local para fiscalizar a prestação de assistência e de informações aos passageiros pelas companhias aéreas e o cumprimento do planejamento de slots (horários de pousos e decolagens).

Também está previsto, dentro da operação especial, um plano de contingência a ser seguido pelas principais companhias. Tal plano deverá garantir, entre outros pontos, ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, suspensão da prática de overbooking (venda de bilhetes acima da capacidade das aeronaves) e aumento no efetivo de tripulação.

Segundo a Anac, medidas semelhantes foram adotadas com sucesso para a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações.


Você pode gostar