Por paloma.savedra

Rio - Amigos da dançarina Zulmariana Charret Oliveira, de 26 anos, a Mary Morena, criticaram, nesta segunda-feira, a declaração do médico Luiz Antônio Lima - que fez a lipoaspiração e troca dos silicones da jovem. Segundo o cirurgião, Mari omitiu a informação de que usava anabolizantes e silicone líquido no corpo. Ele acredita que isso dificultou a tentativa de reanimação dela, após sofrer parada cardíaca.

"Eu nunca soube disso (de que ela usava anabolizantes). Nossos amigos não acreditam nessa afirmação. Ela nunca comentou sobre isso e nunca a vimos tomando nada. Ela pegava pesado na academia. E se isso fosse verdade, por que o médico não viu nos exames? Ele deveria ter feito tudo direito antes de uma cirurgia. Ele tem que provar agora" disse Leonardo Adami, produtor do grupo em que Mary dançava, MC Thamy e as delícias.

Enterro da Zulmariana aconteceu no cemitério de Ricardo de AlbuquerqueCarlos Wrede

Leonardo contou ainda que amigos da dançarina se irritaram com a afirmação do médico. Ele relatou que não foi a primeira cirurgia que Zulmariana sofreu complicações: "A primeira vez que ela fez lipo e colocou silicone também foi problemática. Na época, o médico colocou a prótese errada. Ela estava insatisfeita com isso e resolveu fazer uma nova cirurgia. Estamos arrasados, ela ia voltar a dançar com a  gente próximo à Copa", afirmou o produtor. 

Namorado teria contado sobre o uso de anabolizantes 

De acordo com o cirurgião Luiz Antônio Lima, Mary pode ter morrido por não avisar que usava anabolizantes e silicone líquido no corpo. Ele declarou ao DIA que só ficou ciente dessa informação quando o namorado de Zulmariana, Wallace Alfredo Valadares, 22, teria confessado que a dançarina usava esteróides. 

"Eu próprio me negaria a realizar a cirurgia nela se soubesse que usava anabolizantes. Eles provocam hipertrofia de músculos, inclusive coração. O silicone líquido pode se deslocar pelo corpo e causar danos à circulação sanguínea”, argumentou o cirurugião. 

Lima também considerou que é praticamente impossível a anestesia ter provocado o óbito. “Não havia resquício de medicação mais depois de cinco horas. Porém, se for comprovado que a paciente consumia tais substâncias, pode ser a causa da taquicardia, já que anabolizantes provocam hipertrofia de músculos, inclusive coração, e o silicone líquido se desloca pelo corpo, podendo atingir até o órgão”, explicou.

Namorado e família eram contra cirurgia plástica

Cerca de 30 pessoas foram ao sepultamento da dançarina de funk Zulmariana Chareet Oliveira, a Mary Morena, de 26 anos, no Cemitério de Ricardo de Albuquerque, na tarde de domingo. A moça morreu por apresentar parada cardíaca após ser submetida a uma cirurgia plástica nos seios e barriga, na clínica Centro Médico da Barra, na Barra da Tijuca.

Wallace, que estava com Mary há mais de dois anos, disse que a jovem chegou a acordar após a operação e a conversar com parentes. Ela deveria receber alta neste domingo, e Wallace soube da morte enquanto dirigia para buscá-la na clínica. "Fiquei em choque. Estava no meio do caminho quando tive a notícia. Estava pronto para pedi-la em casamento no meu aniversário, dia 6 de julho. Já estávamos juntando dinheiro para comprarmos nossa casa e um carro. Eu falava que ela não precisava fazer nenhum retoque. Ela estava linda", contou o jovem, que é jogador de futebol profissional e atua na reserva do Atlético Mineiro. Segundo Wallace, a dançarina pretendia estudar Direito. "Ela era cheia de planos".

Segundo André Barros, 30 anos, primo de Zulmariana, a vaidade dela preocupava a família. "Todo mundo falava que era exagero fazer operação. Não tinha nada para retocar ali, que ela já era bonita. Agora, só ficamos com a dor de perder uma pessoa alegre e amada. A mãe dela fez aniversário um dia depois da morte da única filha. O desespero é enorme", contou o primo André Barros, de 30 anos.

Amiga desconfiou de médico

A dançarina de funk Thamires Bastos Silva, de 23 anos, a MC Thamy Delícia, disse que planejava fazer uma lipoaspiração com o mesmo médico, mas não se sentiu segura. "A Mary Morena fez a cirurgia de surpresa. Se eu soubesse, iria comentar que o médico me disse para eu operar mesmo sem estar com todos os exames prontos, que era para levar os que eu tinha. Agora, não vou fazer nem com ele e nem com ninguém", desabafou.

De acordo com familiares, o médico Luiz Antônio Lima - responsável pela cirurgia de Mary Morena - arcou com todas as despesas do velório. A família aguarda o laudo da necrópsia, previsto para 90 dias, para comentar sobre o procedimento médico e a morte da dançarina.

Nota da clínica Centro Médico da Barra

Em nota, a assessoria de imprensa da clínica Centro Médico da Barra informou que, segundo o médico Luiz Antônio Lima, que operou a dançarina, a cirurgia correu dentro do esperado e a paciente chegou a sair do centro cirúrgico para conversar com parentes. Ainda de acordo com a nota, Zulmariana se sentiu mal, foi socorrida e faleceu na sala de recuperação pós-operatória de causa ainda desconhecida.

Você pode gostar