Por paloma.savedra

Rio - O símbolo dos 450 anos do Rio de Janeiro - a ser celebrado em março de 2015 - foi apresentado oficialmente, na manhã desta quarta-feira, pelo prefeito Eduardo Paes, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Durante o evento, o calendário comemorativo para a data também foi lançado: em 2015, uma série de atividades vai homenagear o aniversário da Cidade Maravilhosa.

Paes apresenta a marca vencedora dos 450 anos da cidadeAlessandro Costa / Agência O Dia

Criada pelo escritório Crama Design Estratégico, a marca vencedora dos 450 superou outros 27 concorrentes no concurso público promovido pela Prefeitura. A ideia fugiu dos conceitos que reproduzem os tradicionais pontos turísticos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Com os números da data comemorativa e poucos traços, a marca foi selecionada também por ser facilmente personalizada e compartilhada. "A marca é fantástica. Tem leveza e é a cara do carioca. Você pode brincar com ela, transformar em sua demonstração de amor pelo Rio. Vamos comemorar e saudar a carioquice", declarou Paes. 

Marca dos 450 anos do Rio foi selecionada por seus traços leves e fácil reprodução Alessandro Costa / Agência O Dia

Paes criticou os últimos 50 anos do Rio e mencionou os protestos de 2013. Segundo o prefeito, "o carioca viveu, nos últimos 50 anos, o auge do mau humor com a cidade, principalmente no periodo de manifestações".

"Vamos deixar para trás os 50 anos em que os cariocas perderam mais tempo falando mal da cidade do que bem. Vamos ser mais otimistas com o Rio", disse Paes, que completou: "A elite compara a cidade com Londres e Paris, mas ainda bem que isso nao é possível, porque o Rio guarda características muito especais". 

Fundador do escritório de design vencedor do concurso, Ricardo Leite agradeceu e contou sobre o processo de criação da marca: "Toda a equipe do escritório foi mobilizada para essa criação. O trabalho trouxe muita energia positiva e gás para dentro da agência". 

Para os criadores e a prefeitura, o "sorriso que ela inspira representa a alma carioca e reforça sua personalidade". A fácil reprodutibilidade foi um dos principais critérios do concurso para a escolha, feita pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e o Centro Carioca de Design (CCD), com o respaldo da Associação dos Designers Gráficos do Brasil.

Decreto para usos gratuito e obrigatório da marca

Durante o evento, Paes assinou decreto sobre os usos da marca dos 450 anos: ivre, obrigatório e licenciada. Pessoas físicas, micro e pequenas empresas, microempreendedores e entidades sem fins lucrativos podem usar gratuitamente a marca. Assim como, entes federais e estaduais, com exceção dos que forem de economia mista e empresas públicas

O uso obrigatório será destinado a órgãos e entes da administração municipal direta e indireta e concessionárias de serviços públicos municipais, bem como a eventos, festivais, publicações e projetos apoiados pela Prefeitura do Rio. Já o licenciamento é destinado a pessoas jurídicas que apoiem projetos do calendário comemorativo dos 450 anos.

Paes também assinou o decreto que institui o Programa de Valorização da Memória e da Cultura Popular Carioca, o Pró Carioca. O Programa prevê três eixos de atuação: memória, cultura popular e conhecimento, cujas ações serão definindas em planos de trabalhos próprios.

Calendário comemorativo dos 450 anos

Em 2015, os cariocas vão contar com um extenso calendário para festejar a data. Mas já no dia 31 de dezembro de 2014, o Reveillon de Copacabana já inicia os trabalhos comemorativos, lembrando os 450 anos da cidade. 

Em março, em cada um dos cinco fins de semana surgirá um tema inspirado por algumas expressões consagradas pelos cariocas: "Cidade Maravilhosa”, para exaltar a carioquice; “Gentileza Gera Gentileza”, para inspirar a cidadania; “Do Leme ao Pontal”, para trabalhar o movimento; “Minha Alma Canta”, para celebrar a musicalidade; e “Aquele Abraço”, para ressaltar o jeito hospitaleiro do carioca.

Em outubro, na tradicional Festa da Penha serão entregues seis iniciativas sugeridas e escolhidas pelos cariocas por meio do portal rio450anos.com.br.

Os outros pilares do calendário comemorativo são datas com as quais os cariocas já têm uma forte relação afetiva: os dias de São Sebastião (20/01), de São Jorge (23/04), do Chorinho (23/04), da Consciência Negra (20/11) e do Samba (01/12). O mês de julho será dedicado às crianças, tendo em vista que é o mês de férias escolares.

Em fevereiro de 2016, último mês do calendário comemorativo, haverá um grande encontro acadêmico para debater os próximos 50 anos do Rio de Janeiro. A Conferência do 5º Centenário reunirá especialistas nas áreas de mobilidade, sustentabilidade, inovação e urbanismo.

As seis primeiras iniciativas dos 450 anos

Dentro da programação dos 450 anos, a prefeitura lançou, em dezembro de 2013, uma consulta pública pelo portal rio450anos.com.br para saber quais festas e quais presentes o carioca desejava para a cidade.

De quase 1,5 mil sugestões, 30 foram selecionadas e submetidas a votação popular, com 100 mil votos em um mês e meio. Os autores das iniciativas mais votadas em cada área de planejamento da prefeitura e uma para “Todo o Rio” receberão uma placa de agradecimento em reconhecimento a contribuição.

A ideia de um Festival de Bossa Nova, em Ipanema, superou a marca de 30 mil votos, e foi o vencedor na região que engloba Zona Sul e Tijuca.

A reforma da pista de skate da Praça Nossa Senhora da Apresentação, no Irajá, e a arborização da Estrada de Três Rios, em Jacarepaguá, também superaram a marca de 14 mil votos.

Para Santa Cruz, Bangu, Campo Grande e arredores, o programa de mutirão para a pintura de fachadas e muros de casas levou a melhor com cerca de quatro mil votos.

Duas ideias que reverenciam a memória da cidade foram destaques: no Centro Histórico e Zona Portuária, uma exposição com material histórico ganhou quase mil votos e foi a vencedora. Para a categoria 'Todo o Rio', a ocupação cultural da Ladeira da Misericórdia, logradouro mais antigo da cidade e resquício do mítico Morro do Castelo, foi a vencedora sqwq com mais de 4 mil votos.












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