Por paloma.savedra

Rio - O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta sexta-feira, o Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT Rio, no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Criado pelo Consórcio BRT, com investimento de R$ 8 milhões, o CCO será responsável pelo monitoramento e planejamento dos corredores expressos Transoeste, Transcarioca - que será inaugurado dia 1º de junho -, Transolímpica e Transbrasil - com previsão de funcionamento em 2015 e 2016.

Paes elogiou iniciativa do setor privado durante o lançamento do Centro de Controle Operacional dos BRTsAlessandro Costa / Agência O Dia

Durante o lançamento, Paes destacou o fato de o CCO ter sido financiado com recursos privados das concessionárias e reforçou a necessidade do aumento da tarifa dos ônibus, em fevereiro deste ano: "Seria demagogia não aumentar o valor pago pelo transporte público. Esse investimento da iniciativa privada só foi possível com o reajuste da tarifa. Em São Paulo, a prefeitura dá subsídios de R$ 2 bilhões por ano para o funcionamento do sistema de ônibus, o que equivale a uma Transcarioca. Não há subsídio aqui no Rio, tinha que aumentar o preço das passagens", declarou.

Ônibus e estações monitorados

Ao todo, 50 operadores monitoram 60 telas de alta resolução no centro de controle. A previsão é que outras 40 telas sejam instaladas nas próximas semanas, dobrando também o número de controladores. Os profissionais já terão à disposição imagens de 250 câmeras monitorando as estações e os corredores do Transoeste e de outras 260 para o controle operacional das instalações do Transcarioca. Também é possível o acesso a 1556 câmeras acopladas no interior dos veículos.

Presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira informou que o CCO ajudará a reduzir a espera dos passageiros nas estações de embarque. "Os operadores vão localizar os ônibus no mapa e ver a distância entre eles, podendo se comunicar diretamente com os motoristas e informar sobre uma eventual proximidade entre os veículos, de forma a tornar os intervalos mais regulares", disse.

"A comunicação direta entre o CCO e o Centro de Operações Rio (controlado pela Secretaria Municipal de Transportes) pode contribuir muito para um plano estratégico de mobilidade urbana em ocasiões de emergência na cidade", completou.

Polêmica na Ilha do Governador

Na Ilha do Governador, bairro que inicialmente teria uma outra estação do Transcarioca, prevista para 2016, moradores estão preocupados com o principal acesso ao bairro.

“Acho que o BRT pode até atrapalhar a entrada e saída da Ilha, até mais do que ajudar. Benefícios serão para poucos, os que trabalham na Barra da Tijuca. O ideal é que fosse inaugurado com um ponto justamente dentro do bairro. Iria ficar bom”, opinou o desenvolvedor web Gustavo Martins, de 30 anos, que mora no bairro e trabalha na Avenida Brasil.

Para o presidente da Associação Comercial da Ilha, José Richard, mesmo com as estações do Galeão e da Ilha do Fundão, o Transcarioca não será tão atraente para a região enquanto não tiver uma parada mais centralizada. “Para 2016 é muito tempo de espera, pois a Ilha carece muito, por só ter uma entrada. Até lá, as estações próximas serão pouco utilizadas por moradores. Quem já enfrentou o trânsito até a Ilha do Fundão, por exemplo, já seguirá direto”, explicou.

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