Por paulo.gomes

Rio - A Prefeitura do Rio vai inaugurar no próximo domingo o corredor expresso BRT Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão. Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a retirada dos ônibus comuns será feita de forma gradual e destacou a importância da diminuição da frota nas ruas da cidade. A previsão é de que 500 coletivos comuns sejam retirados das ruas, com modificações das linhas atuais para que se transformem em alimentadoras do Transcarioca.

Lélis Teixeira%2C presidente da Rio Ônibus%2C Eduardo Paes%2C prefeito do Rio%2C e Alexandre Sansão%2C secretário municipal de Transportes%2C falaram sobre o BRT TranscariocaDivulgação

"Essa redução é que vai permitir o melhoramento do sistema de ônibus da cidade. Se reduzir o numero, você consegue fiscalizar melhor o funcionamento dos ônibus", disse Paes, que evitou dar um prazo para que todas as estações funcionem normalmente.

"Não abrir todas as estações é uma forma de operar. É algo que vai mexer muito com a vida das pessoas. Por isso que a Transcarioca não estará toda aberta a partir da semana que vem. Ela está pronta, mas vamos iniciar a operação na medida que a população for se adaptando".

Na coletiva estiveram presentes o secretário Municipal de Transportes, Alexandre Sansão e o presidente da Rio Ônibus (Associação das Empresas de Ônibus), Lélis Teixeira. Sansão afirmou que durante a Copa do Mundo, que começará no dia 12 de junho, duas linhas da Transcarioca estarão em funcionamento. "A Copa é a primeira etapa (da operação). Serão duas linhas funcionando. Uma entre o Galeão e a Alvorada, passando por Vicente de Carvalho, onde há a integração com o metrô e a linha paradora, que é a Alvorada - Tanque", afirma.

Operários trabalham na reta final para a inauguração de estações da TranscariocaCacau Fernandes / Agência O Dia

Na próxima segunda-feira, o serviço parador será aberto à população, da Estação Tanque até a Alvorada, das 10h às 15h, mas, no futuro, funcionará 24 horas por dia. No dia 4 de junho, começa a operar o serviço Galeão - Alvorada (semidireto), que funcionará das 5h às 23h, com uma parada na estação Vicente de Carvalho, onde haverá o ponto de integração com a Linha 2 do metrô.

Lélis Teixeira garantiu não temer a possibilidade de paralisação dos rodoviários durante a Copa do Mundo. "Nós entendemos que nao deve mais haver paralisações. O dia de ontem (a pouca adesão dos rodoviários à paralisação) já deu uma mostra disso".

O corredor expresso de ônibus custou R$ 1,9 bilhão e será o primeiro de alta capacidade no sentido transversal da cidade, reduzindo em 60% o tempo de viagem por ônibus da Barra ao Aeroporto Tom Jobim.

Com a abertura das demais estações, os passageiros poderão fazer integração com as linhas de trem em Madureira e Olaria. Além disso, há conexão com o Transoeste, no Terminal Alvorada, e, futuramente, com o corredor BRT Transolímpica, em Deodoro, e com a Transbrasil, no Terminal Fundão.

Clique no infográfico para ver maiorArte%3A O Dia

Quando atingir o pleno funcionamento, Transcarioca terá 147 veículos. A operação será monitorada pelo Centro de Controle Operacional, inaugurado sexta passada no Terminal Alvorada e responsável pelos corredores previstos para o sistema.

Operários correm contra o tempo para concluir obras

Faltando apenas três dias para a inauguração da via, a equipe do DIA verificou na quarta-feira que operários corriam contra o tempo para realizar os acabamentos no interior de algumas estações ao longo da Estrada dos Bandeirantes.

A conclusão de obras da passarela da Estação Aeroporto de Jacarepaguá, na Avenida Ayrton Senna, na Barra, era uma das obras mais atrasadas na área. “Agora é rezar para não chover”, disse um dos engenheiros responsáveis pela obra, revelando que, com chuva, não seria possível soldar e nem pintar a passarela. Quando as condições meteorológicas permitiam, 40 funcionários trabalhavam na conclusão do projeto. Procurada, a Secretaria Municipal de Obras garantiu que a estrutura estará pronta para a inauguração do trecho.

Corredor aquece negócios e atrai novas lojas para áreas próximas

O esperado movimento do novo corredor já aquece os negócios nas proximidades das estações. “Eu poderia ter optado pela Barra da Tijuca ou pelo Recreio dos Bandeirantes para ampliar meu negócio, mas preferi Curicica justamente pelo fato de já saber que o Transcarioca passaria pela Estrada dos Bandeirantes”, disse o o empresário Cristiano Scarpi, de 37 anos, dono da loja de material de construção PlacoCenter, próxima à Estação Curicica.

O Transcarioca segue da Alvorada pela Ayrton Senna e%2C após a nova ponte estaiada%2C deixa a avenida e passa em frente ao condomínio Rio IICarlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia

Ele espera aumento de 35% nas vendas após a inauguração do Transcarioca. “Não só o maior movimento de pessoas ocasionado pelo BRT, mas a melhora esperada no trânsito da Estrada dos Bandeirantes também ajudará a aumentar a clientela. Além disso, esta região já está passando por um boom de hotéis e de empreendimentos comerciais e residenciais. Para o meu negócio, é ótimo”, comemora o empresário.

A ‘voz do aeroporto’ estará no BRT

O serviço que vai ligar o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca terá o áudio das paradas nas estações em inglês e português na voz de Iris Lettieri, famosa pelas locuções do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Além disso, segundo Lélis Teixeira, os veículos darão todo o conforto para quem chega de viagem e terá espaço para a colocação de malas. O horário de funcionamento será de 5h às 23h, de segunda à domingo, e deve atender à demanda da Copa do Mundo.

Com a construção do corredor Transbrasil, que fará integração na Ilha do Fundão e está previsto para entrar em operação em 2016, o transporte por BRT vai ligar também o Aeroporto Internacional ao Centro. Antes disso, porém, os passageiros podem pegar o Transcarioca e fazer a integração com o metrô na Estação Vicente de Carvalho. De lá, o público da Copa poderá ir direto ao Maracanã e Zona Sul.

Sinalização visa a evitar imprudência e acidentes

Preocupados com possíveis acidentes com a introdução de novo sistema de transporte em área tão densamente povoada, a prefeitura e o operador do sistema estão tomando cuidados para alertar a população para obedecerem a sinalização.

Foram instaladas ao longo de todo o percurso placas para avisar motoristas sobre os locais de retorno proibidos e até instaladas cercas para que os pedestres só possam atravessar nas faixas, semáforos ou passarelas. Taquara, Tanque, Campinho e Madureira estão entre as áreas onde há maior movimento e onde foram instaladas passarelas.

Como os veículos do BRT são maiores e mais pesados, eles não podem parar bruscamente, caso o pedestre atravesse o corredor em locais ou situações inadequadas. Diversos acidentes em situações semelhantes ocorreram no corredor Transoeste, inaugurado há dois anos. O estudante de Direito Rafael Monteiro, de 26 anos, morador da Barra, ontem avaliava a instalação das cercas para evitar a travessia irregular de pedestres. “Achei a iniciativa legal, mas não sei se vai adiantar muito porque a cerca é baixa. Muita gente pode acabar pulando e atravessando fora da faixa”, diz ele.

Você pode gostar