Por thiago.antunes

Rio - O novo BRT Transcarioca vai contar com a segurança de policiais militares de folga, armados e fardados, que vão atuar nas estações, ao longo do trajeto e até dentro de alguns ônibus. Além disso, equipes dos Batalhões da PM poderão ser acionadas pelos técnicos do operador do BRT, que monitoram todo o sistema por câmeras e aparelhos de comunicação eletrônica. O corredor, que começa a funcionar com uma linha na segunda-feira, terá, ao todo, nove, que serão implementadas até o fim do ano, atendendo às 47 estações entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

O corredor passa por áreas de grande movimento e a prefeitura instalou até grades para evitar acidentesDivulgação

A atuação extra dos policiais nas horas em que estão dispensados da corporação foi garantida por convênio entre a Rio Ônibus (associação das empresas que operam o transporte) e a Polícia Militar, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que prevê remuneração adicional ao trabalho dos agentes.

Durante a apresentação do plano de implantação do Transcarioca, o prefeito Eduardo Paes afirmou que os prazos para o início de novas linhas do BRT não dependem do cronograma de obras das estações, uma vez que, segundo o prefeito, todas elas estão concluídas. “Não se inicia uma operação desse porte de uma vez só, abrindo todas as estações. O Transcarioca é a maior obra urbanística do Rio, e vai mudar radicalmente a vida de quem se desloca nesse trajeto. A obra será inaugurada pronta, mas a operação será gradativa”, explicou ele, garantindo que a operação plena acontecerá até o fim do ano.

Já o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, fez uma previsão mais otimista e disse que em três meses todas as linhas e estações devem estar funcionando. A prefeitura prevê que, nessa primeira fase, 320 mil pessoas sejam transportadas diariamente pelo Transcarioca. “Acredito que, até 2016, com a integração de todos os corredores do BRT e os outros modais, sejam 450 mil passageiros por dia”, disse Paes.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o percurso entre a Barra e o aeroporto passará a ser feito em 60 minutos, o que representará redução de 60% do tempo de viagem atual por ônibus. Segundo o presidente da Rio Ônibus, Lélis Teixeira, os veículos que atenderão o Galeão terão locais próprios para levar bagagem.

Prefeito pede respeito à sinalização

A quatro dias da inauguração do primeiro trecho do Transcarioca, o prefeito Eduardo Paes exortou a população a obedecer à sinalização, uma vez que o corredor vai atravessar bairros populosos das zonas Norte e Oeste da cidade. “As regras de trânsito têm que ser respeitas. A sinalização está instalada.Tomamos precauções, mas procuramos manter algum equilíbrio entre a questão da segurança e o lado estético”, disse Paes.

Segundo o prefeito, as estações tiveram seu entorno cercado e ganharam faixas de advertência. A cada quilômetro, pardais eletrônicos vão registrar infrações de pedestres e motoristas. De acordo com Alexandre Sansão, a velocidade máxima dos ônibus vai variar de 70 km/h em vias expressas (como a avenida Ayrton Senna) a 40 km/h nas áreas centrais dos bairros.

Transporte tira das ruas 478 ônibus

Em função da abertura do Transcarioca, serão retirados de circulação 478 ônibus de 12 linhas convencionais quando toda a operação do BRT estiver implementada. Outras 36 linhas convencionais na região cortada pelo corredor expresso terão os trajetos alterados. A frota do Transcarioca terá 147 ônibus articulados, com capacidade para até 200 pessoas. Três linhas que hoje operam na Zona Oeste serão transformadas em alimentadoras do BRT.

Neste domingo, a presidenta Dilma Rousseff participará da viagem inaugural do Transcarioca. Na segunda-feira, o novo BRT começará a operar o serviço do Tanque, em Jacarepaguá,ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, das 10h às 15h, parando em 19 estações em cada sentido. O segundo serviço a entrar em operação é o semi-direto Galeão—Alvorada, das 5h às 23h, a partir da quarta-feira (4 de junho). Serão quatro paradas: Galeão 1 e 2, Vicente de Carvalho, onde haverá integração como metrô, e Alvorada.

Reportagem de Paulo Maurício Costa

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