Rio - Após dirigir cinco horas da cidade de Ferraz de Vasconcelos, no Estado de São Paulo, onde mora, até o município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, Rosângela Gonçalves de Barros e Souza, 41 anos, parou sem veículo em frente ao restaurante À Mineira, na Avenida Quintino Bocaiúva, e entrou no mar da Praia de São Francisco com os dois filhos – de apenas 4 e 7 anos de idade.
Dois policiais do 12º BPM (Niterói) que realizavam patrulhamento de rotina no bairro foram chamados por pessoas que presenciaram a cena, por volta das 3h30 desta terça. Os PMs entraram na água e conseguiram retirar a mulher e salvar os dois meninos.
“Eles perceberam que ela segurava as crianças abaixo do nível da água. Elas foram levadas para o quartel do Corpo de Bombeiros de Charitas, que é próximo do local, e uma das crianças foi reanimada na hora. A outra ainda levou um pouco mais de tempo”, relatou o tenente-coronel Gilson Chagas e Silva Filho, comandante do 12º BPM.
A mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida à Central de Flagrantes que funciona na 77ª DP (Icaraí), onde alegou que afogou as crianças porque queria salvá-las do mundo. A frieza da mulher chocou a todos os policiais que estavam na delegacia. “Ela falou que estava fazendo o melhor para os filhos”, relembrou um dos policiais que participou da ocorrência.
Moradora do bairro paulista Jardim Bela Vista, Rosângela foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio e encaminhada ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Os dois meninos foram socorridos e levados para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, onde permanecem internados. De acordo com médicos responsáveis pelo atendimento, eles chegaram inconscientes, mas não correm risco de morte. O pai das crianças está vindo de São Paulo para buscar os filhos. Ele contou à Polícia que a mulher já tinha tentado matar as crianças, mas que logo depois havia desistido, e que era uma boa mãe.