Por tabata.uchoa

Rio - A Bélgica ganhou uma espécie de vila na Zona Oeste do Rio. Cerca de 500 belgas estão acampados no Camping Clube do Brasil, no Recreio, em frente à Praia da Macumba. O espaço reservado para os “diabos vermelhos” — como são conhecidos os torcedores belgas — soma oito mil metros quadrados — 10% da área total — e é separado por grades. Ganhou até nome: DeVillage (junção dos termos em inglês ‘Devil Village’, ou Vila dos Diabos). A entrada é exclusiva, a segurança é privada, as barracas são padronizadas e com identificação alfanumérica. Até a cerveja o grupo trouxe da Europa.

“É mesmo uma espécie de quartel-general da torcida belga. A reserva do camping foi feita pela Confederação Belga de Futebol, que contratou uma empresa holandesa para organizar a viagem. Este acampamento é inspirado em um camping promovido por holandeses desde a Copa de 2006, na Alemanha, que, este ano, foi montado em São Paulo”, conta Jokko de Wit, um dos organizadores do acampamento belga.

As barracas belgas são padronizadas%2C montadas em área reservadaFabio Gonçalves / Agência O Dia

“Estamos sendo muito bem recebidos. Os brasileiros são gentis. Porém, temos uma barreira, que é a língua”, disse o belga Uerellen Guy.

Mas nem tudo são flores, sobretudo para aqueles que pagaram até R$ 13.500 por passagem, ingresso para os jogos da primeira fase e alojamento. Queixas comuns se referem à falta de internet, energia, limpeza de banheiros e até de estruturas. O telão e o palco foram concluídos na sexta-feira, dia 20. E estava faltando a cerveja gelada: os tonéis da Jupiler, patrocinadora do acampamento, estavam em falta.

Do lado não-belga do camping, brasileiros e outros estrangeiros dizem estar gostando da convivência. “A integração está bacana, a convivência está ótima. Fizemos vários amigos. Estamos aprendendo e ensinando”, afirma o brasileiro Edison Fernandes. “Está sendo um sonho. Todos estão me recebendo muito bem. Não há o que reclamar”, diz o chileno Julio Cuevas.

Você pode gostar