Por felipe.martins

Rio -  Um ato em favor do candidato do PT ao governo do estado, Lindbergh Farias, começou em tumulto na Baixada Fluminense na noite desta quinta-feira. Militantes dos partidos que apoiam Lindbergh entraram em confronto com agentes do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A confusão ocorreu quando cerca de 300 pessoas foram impedidas de entrar na casa de espetáculos Via Show, em Nova Iguaçu, pelos agentes, que alegavam que somente filiados aos partidos poderiam participar do evento.

Um empurra-empurra acabou com militantes invadindo a Via Show. Muitas pessoas acabaram entrando pela lateral. Na confusão, uma pessoa não identificada fez uso de spray de pimenta. 

Tumulto em ato a favor de Lindbergh Farias%2C candidato do PT ao governo do estadoDivulgação

Os agentes do TRE apresentaram aos representantes dos partidos um ofício da juíza Daniela Barbosa Assunção que impedia a realização do evento. Os militantes da Frente Popular (que reúne PT, PSB , PV e PC do B), no entanto, alegaram que a reunião não é um ato de campanha e que não há militantes com número de candidato nas camisas ou em panfletos. Contudo, havia dois telões exibindo a todo o momento a imagem do candidato petista.

A deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ) se posicionou para que a porta da casa de shows não fosse fechada pelos agentes. "Não tem nenhuma ilegalidade neste ato. O número de pessoas aqui prova que a gente já venceu. Eu me responsabilizo por tudo o que está acontecendo aqui", disse ela. 

Membro da executiva municipal do PT, Maria Alice Vidal protestou contra a ação do TRE. "Está sendo realizada uma convenção do PMDB no mesmo momento e duvido que eles estejam sendo tratados da mesma forma", disse ela.

O advogado da coligação, Raoni Vita, disse, no local, que entrou em contato com a juíza e ela, ao saber da confusão que ocorria na Via Show, acabou liberando a realização do ato político. O evento ocorre agora com a presença do candidato ao governo e do deputado federal Romário (PSB), candidato ao Senado.    

Durante a confusão, um homem com camisa do TRE saiu em um carro da Polícia. 


Reportagem de Leandro Resende



Você pode gostar