Por leonardo.rocha

Rio - Um projeto do governo do Rio pretende oferecer carteira de identidade a recém-nascidos nas maternidades do estado. O Programa Novo Cidadão, que será iniciado nesta quarta-feira, como projeto piloto no Hospital Estadual da Mulher, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deverá chegar as outras seis unidades de saúde até o final do ano.

Segundo o projeto, a meta é fazer parcerias com secretarias municipais de Saúde para que a iniciativa chegue também as maternidades dos 92 municípios fluminenses. No Estado do Rio há milhares de crianças e adolescentes desaparecidos no país por falta de documentação.

Projeto dará carteira de identidade a recém-nascidos no Rio de JaneiroDivulgação

Ao fornecer a identidade, o estado acredita que, além de garantir à cidadania, protegerá a criança de sequestros e facilitará a localização em caso de desaparecimento.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro instalarão, em parceria, um posto de identificação e um cartório em cada uma das maternidades, para fornecer a certidão de nascimento e o documento de identidade.

As mães que não tiverem um dos dois documentos, também serão atendidas pelo programa. Ao procurarem o posto do Detran, as famílias receberão um formulário que garantirá à gratuidade para a retirada da segunda via do documento.

Você pode gostar