Por paulo.gomes

Rio - Além da Estação Intermodal Maracanã, o Rio terá outras unidades nos mesmos moldes. A próxima a contar com ligação direta entre metrô e trem será a estação São Cristóvão, conforme revelou Carlos José Cunha, presidente da SuperVia, empresa que opera os trens da cidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, na inauguração oficial da estrutura, com presença do governador Luiz Fernando Pezão.

Pezão e a secretária de Transportes%2C Tatiana Carius%2C embarcaram no trem chinês que começou a operarPaulo Araújo / Agência O Dia

A cerimônia também marcou a estreia do primeiro dos 70 trens chineses comprados pelo governo do estado para renovar a frota do sistema ferroviário. A viagem inaugural da composição levou Pezão da Central do Brasil até o Maracanã.

“Teremos trens novos chegando ao Rio até agosto do ano que vem”, afirmou o governador. Outra a discursar na nova estação, a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius, deu mais detalhes sobre o projeto de modernização. “Vamos encerrar 2014 com 150 trens com ar condicionado e o objetivo é ter 100% da frota refrigerada em 2015”, disse ela.

Durante sua fala, o governador revelou outros planos para a mobilidade urbana da cidade. Com a Linha 4, que chegará à Barra, em obras, o metrô será expandido em outras direções. “Vamos traçar um plano de 30 anos para o metrô”, prometeu ele. “Em breve, vamos licitar a ligação Gávea-Carioca e também levar o metrô até o Méier, fazer a conexão Estácio-Carioca e a Linha 4 até o Recreio”, contou Pezão.

Além de unir os dois modais, a nova estação também vai propiciar o aumento da circulação de trens no Maracanã. Antes da intermodal, somente o ramal Deodoro podia atender à antiga estação. Agora, os trens de Belford Roxo, Japeri, Santa Cruz e Saracuruna também poderão realizar paradas naquele local.

Uso total

Durante a inauguração, o governador Luiz Fernando Pezão garantiu que a Estação Intermodal Maracanã estará funcionando com 100% de capacidade na sexta-feira, quando o estádio sediará o jogo entre as seleções de França e Alemanha. “Será usado sem nenhum impedimento por quem vier ao jogo de sexta e também à final”, afirmou o governador.

A estação vinha funcionando em operação especial desde 15 de junho, somente nos dias de jogos no Maracanã, para atender aos torcedores.

Você pode gostar