Por felipe.martins

Rio - O sucesso da Copa do Mundo surpreendeu turistas, brasileiros e até autoridades. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, elogiou a realização do evento e disse estar otimista para as Olimpíadas de 2016, que serão sediadas no Rio. Há apenas três meses, o vice-presidente dele, o australiano John Coates, afirmara que os preparativos para os Jogos Olímpicos eram os piores já vistos e que viviam situação crítica.

Após sair de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira, Bach expressou contentamento com a escolha do Rio para os Jogos. “Quero parabenizar o Brasil pela formidável organização da Copa do Mundo. O Brasil e os brasileiros podem se orgulhar da organização que fizeram, que está sendo reconhecida em todo o mundo. Temos a absoluta certeza de que, daqui a dois anos, teremos um excelente evento olímpico no Brasil e no Rio de Janeiro”, disse.

Bach%3A ‘Temos a certeza de que teremos excelente evento olímpico’Reprodução Internet

Sobre os supostos atrasos nas obras para as Olimpíadas, que teriam motivado as duras críticas feitas por Coates em abril, Bach se mostrou tranquilo. “Pudemos constatar que os preparativos já avançaram bastante, após minha visita à presidenta Rousseff, poucos meses atrás, e agradecemos o nítido compromisso da presidenta com o sucesso dos Jogos, ao dizer que o sucesso deles será uma grande prioridade para seu governo a partir de segunda-feira (com o fim da Copa)”, disse o presidente do COI.

O pessimismo anterior do COI foi mal recebido em abril, o que motivou o prefeito Eduardo Paes, o governador Luiz Fernando Pezão e o Comitê Rio 2016 a rebaterem as críticas. Ainda em abril, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos do Rio emitiu nota garantindo os compromissos para os Jogos.

“Temos uma missão histórica: organizar os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Brasil e da América do Sul. Vamos cumpri-la”.

Bach classificou a Vila Olímpica, em obras em Jacarepaguá, de ‘fantástica’. “Ali será o coração das Olimpíadas, o coração do Brasil nesses dias de Jogos Olímpicos. Ficamos muito empolgados com essa Vila, o espaço que ela oferece, a vista que proporciona, a proximidade com o Parque Olímpico”, elogiou.

Você pode gostar