Por paloma.savedra

Rio - A Polícia Civil desmantelou, na manhã desta terça-feira, parte de uma quadrilha de traficantes que atuava no Morro da Formiga, na Tijuca, pacificado desde 2010. Treze pessoas foram presas em cumprimento a mandado de prisão e duas em flagrante, entre elas um menor. Outras 11 pessoas que já estavam presas tiveram os mandados cumpridos no presídio. A operação, batizada de Tamanduá, visava cumprir 36 mandados de prisão, três de busca e apreensão de menores e mais 30 mandados de busca domiciliar, na comunidade.

Os dois líderes do grupo: Paulo Cesar Souza dos Santos, o Paulo Muleta, e Alexandre dos Santos de Oliveira, o Corujito, ainda estão foragidos. Eles teriam deixado o morro da Formiga há quatro anos, migraram para as localidades da Cachoeirinha e Árvore Seca, no Complexo do Lins e depois fugiram para outras comunidades.

Segundo o delegado titular da 19ª DP (Tijuca), Deoclécio Assis, o bando tentava manter o controle do território, mesmo com a instalação da UPP na Formiga. Com a presença da polícia, os bandidos passaram a usar outros meios e a extorquir mototaxistas, deixando de ostentar armas de fogo.

“Causamos uma grande baixa nesta quadrilha. Era um grupo armado e bem estruturado, e que perdeu espaço com a UPP, mas não queriam perder o território. Assim, além do tráfico, eles começaram a extorquir semanalmente os motoristas que fazem transporte alternativo de mototáxi e kombis”, contou o delegado.

Ainda de acordo com Deoclécio, além de se passarem por comerciantes para tentar enganar policiais da Unidade de Polícia Pacificadora, que também participaram da operação, integrantes do bando passaram a adotar uma nova logística. “Recrutavam menores e pessoas sem antecedentes criminais para atuar no tráfico", afirmou Deoclécio.

Agentes de diversas delegacias da capital, especializadas, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) deram apoio à operação, que durou menos de duas horas. Nenhum tiro foi disparado na ação.

Segundo investigações, Paulo Muleta, o principal líder da quadrilha, já possui anotações criminais por homicídio, tráfico de drogas e roubo a mão armada. Enquanto Corujito, exceto por homicídio. No Disque Denúncia, é oferecido uma recompensa de R$ 1 mil para quem informar o paradeiro dos criminosos. Na Formiga, o bando agia com mais frequência nas localidades do Bazanha, Belverde e Coruja.

Você pode gostar