Por thiago.antunes

Rio - O número de roubos a pedestres na área da 42ª DP (Recreio) aumentou 63% nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) — de 122 casos saltou para 199, 77 registros a mais.No bairro da Zona Oeste, terça-feira, o comerciante Ricardo Coviello Reis, de 55 anos, foi assassinado com pelo menos três tiros quando tentou evitar que um amigo fosse assaltado na orla.

Naquela delegacia, ainda foi contabilizado um aumento de 14% no número de roubo de veículos. Foram 185 casos, contra 161 no ano passado. Ricardo estava no quiosque de um primo quando viu um amigo ser abordado por pelo menos três bandidos, na Avenida Lúcio Costa, sentido Prainha.

Ricardo Coviello%3A enterrado nesta quartaReprodução

A vítima foi enterrada  na tarde desta quarta no Cemitério de Irajá. Agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DH) buscam imagens de câmeras de segurança na região para tentar identificar os criminosos. “Vivemos numa cidade violenta, e, no Recreio, a situação não é diferente. É revoltante”, disse um tio do comerciante, identificado apenas como Paulo Roberto, de 64. Ainda segundo ele, Ricardo era uma pessoa alegre, eufórica, porém agitada. “Não sabemos se, por causa do temperamento dele, acabou reagindo”, lembrou.

Após o crime, uma carteira de identidade foi encontrada no local. Três suspeitos renderam um taxista e fugiram com o veículo. O carro foi abandonado minutos depois. “Não podemos descartar ou confirmar que esta carteira encontrada pertencia a um suspeito. Estamos investigando”, afirmou um agente.

Há informações que o rapaz já teria sido preso por policiais do 31º BPM (Recreio), no dia 16 de fevereiro deste ano. Contudo, dois meses depois, ganhou liberdade. Segundo testemunhas, o suspeito foi visto por amigos de Ricardo com uma tornozeleira de monitoramento eletrônico.

O tenente-coronel Rubens Peixoto, comandante do 31º BPM (Recreio), informou que estão sendo intensificadas ações de patrulhamento em locais de maior incidência criminal. Ele afirmou que se se reuniu com associações de moradores e lideranças comunitárias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes no último dia 9 para reorganizar o policiamento nos bairros.

Você pode gostar