Por nicolas.satriano

Rio - Os motoristas que agendaram a vistoria veicular para este fim de semana só poderão receber a documentação do veículo na próxima quarta-feira, e o serviço nos postos só estará disponível no sábado. No domingo, todos os postos fecharão.

As informações são do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) que, em nota, disse ter sido surpreendido ao saber do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que os sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) serão paralisados para manutenção entre às 7h deste sábado e 18h de domingo. Segundo o Detran, mais de 13 mil vistorias veiculares já estavam agendadas para o próximo fim de semana.

Também de acordo com a nota do Detran, os motoristas não precisarão retornar com o veículo na quarta-feira para retirar o documentom, que já estará impresso. Caso queiram receber o documento imediatamente após a vistoria, os motoristas agendados para este sábado não precisam comparecer, pois serão reagendados automaticamente para o sábado seguinte, no dia 2 de agosto, nos mesmos locais e horários. Para os motoristas que agendaram a vistoria no domingo, o Detran informou que está entrando em contato com os clientes para que eles escolham uma nova data para o serviço.

O setor de habilitação também será afetado em cinco postos do departamento abrigados no Rio Poupa Tempo, unidades que funcionam aos sábados. Os clientes agendados para a data nos postos afetados pela paralisação, segundo o Detran, estão sendo informados de que poderão optar por um outro dia para a realização do serviço. A paralisação, no entanto, não vai impedir a aplicação, nos mesmos postos, da prova eletrônica obrigatória para a obtenção da carteira de motorista, bem como a entrega de documentos já emitidos.

Além disso, o prazo de vistoria dos veículos com finais de placa 4 e 5 foi prorrogado de 31 de julho para 31 de agosto. Durante a paralisação, também serão suspensos os agendamentos de serviços através do site do Detran e do teleatendimento, que terão suas atividades restabelecidas na manhã de segunda-feira.

Você pode gostar