Por thiago.antunes

Rio - O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) sempre negou que a imagem desgastada do ex-governador Sérgio Cabral atrapalharia suas chances de reeleição. Mas na revista “Pezão para Zona Norte”, com suas propostas para a região, Cabral quase não aparece nas fotos e é poucas vezes mencionado. Nada de expressões como “o governo Cabral fez”: a tônica da propaganda é mostrar Pezão como o grande tocador de obras dos últimos oito anos.

Revista traz propostas para região. Cabral pouco apareceReprodução

Cabral e Pezão não dividem uma foto juntos, sorridentes, como seria esperado de um padrinho e um afilhado político em campanha O ex-governador só aparece em uma imagem, atrás de Pezão, enquanto este faz um discurso na frente de uma UPP. No texto, Cabral é poucas vezes mencionado, e, quando aparece, seu nome é sempre precedido pelo do atual candidato.

Se o PMDB está dividido no Rio entre apoiar Dilma Rousseff (PT) ou Aécio Neves (PSDB) na corrida presidencial, o atual governador não manifesta apoio ou cita a presidenta no material. Do PT, só o ex-presidente Lula, que aparece em destaque logo no começo da revista numa citação elogiosa, onde diz que “ninguém apresentou tanto projeto para o Rio” quanto Pezão.

Com tiragem de 360 mil exemplares, o material de Pezão tem 12 páginas e enfatiza sua “simplicidade”: ele aparece bebendo café num bar numa das primeiras páginas e ao lado da mulher, Maria Lucia, em outra, no melhor estilo “gente como a gente”. A revista também tenta mostrar a experiência dele como político, ao lembrar dos tempos em que foi prefeito de Piraí.

Por conta da presença de Dilma ontem no Rio, a assessoria de Pezão não informou se outras áreas do estado também terão suas revistas, como funciona sua distribuição e quanto elas custaram.


Paulo Melo aparece em panfleto com Dilma e Aécio

O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Melo (PMDB), está na berlinda entre quem apoiar na eleição presidencial. Enquanto funcionários de sua campanha produzem santinhos com a foto da presidenta Dilma Rousseff (PT), outros com a foto do senador Aécio Neves (PSDB) têm sido vistos em Saquarema, seu reduto eleitoral. O autor dos santinhos, distribuídos em restaurantes de amigos de Melo, é o candidato a deputado federal Marco Antônio Cabral (PMDB), que também aparece no panfleto.

Cesar Maia fica de fora

A candidatura de Cesar Maia (DEM) ao Senado na chapa de Pezão segue sendo contestada, agora na propaganda de candidatos da coligação “O Rio em Primeiro Lugar”, da qual ambos fazem parte. Nesta quinta, O DIA flagrou materiais de campanha de deputados do PMDB, além do PSD e PP, que omitem o nome e número de Maia, mas mencionam o presidenciável tucano Aécio Neves e Pezão. Alguns colocam em letras pequenas, mas a maioria nem sequer menciona o democrata. “Não é porque ele está na coligação que não precisa falar suas propostas para gente. Não vou apoiá-lo”, disse o candidato a deputado estadual Waguinho, do PMDB.

Você pode gostar