Por tiago.frederico

Rio - Foi inaugurada, na manhã deste sábado, a extensão do BRT Transcarioca, Alvorada-Tanque até o Terminal Paulo da Portela, em Madureira. Durante a inauguração, o secretário municipal de transportes Alexandre Sansão destacou a importância do serviço para a região da Zona Norte. "O sucesso do BRT Transcarioca depende muito de Madureira porque muitas pessoas nesta região precisam do serviço de ônibus para se deslocar para a Barra da Tijuca e Jacarepaguá", falou Sansão.

GALERIA: Novas estações do BRT Transcarioca são inauguradas

Moradora de Madureira, a costureira Marli Lima, de 59 anos, contou a necessidade de ter um transporte que a faça a ligação entre as zonas Norte e Oeste. "Sou voluntáira no Lar de Frei Luiz, na Estrada da Boiúna, na Taquara. Antes, eu só tinha uma linha de ônibus para lá, o 761 (Madureira - Boiúna). Agora, com o BRT, eu tenho mais uma opção para chegar ao centro espírita", disse.

Extensão Alvorada-Tanque até o Terminal Paulo da Portela%2C em Madureira%2C na Zona Norte%2C foi inaugurada pela Secretaria Municipal de TransportesCacau Fernandes / Agência O Dia

As estações IPASE, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Paulo da Portela, que faz integração com o trem, estarão funcionando das 10h às 15h. Os demais horários permanecem inalterados. O BRT Transcarioca, que já transporta 60 mil pessoas por dia, opera com três serviços: Galeão - Alvorada (Semi-direto), Madureira - Alvorada (Expresso), Madureira - Alvorada (Parador).

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), o serviço Tanque-Alvorada parador e expresso permanecem funcionando nos mesmos horários. Não haverá, neste momento, cortes de linhas convencionais, alertou a secretaria, que disse que a estimativa é de que estes cortes aconteçam entre 30 e 60 dias, com a implantação gradativa de linhas alimentadoras, que vão garantir os deslocamentos até as estações.

BRT EM NÚMEROS

Nesta semana, o corredor expresso Transcarioca alcançou a marca de um milhão de passageiros transportados desde a inauguração e a expectativa da SMTR é de que o serviço chegue aos 200 mil/dia ao final da implantação da segunda etapa. O BRT, que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão), é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade e reduzirá em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho, estima a Secretaria de Transportes do município.

Secretário municipal de Transportes Alexandre SansãoCacau Fernandes / Agência O Dia

Desde a inauguração, em 2 de junho, o corredor apresentou um crescimento diário de passageiros na ordem de 7,75%. Só no primeiro mês de operação 402.501 pessoas foram transportadas, com média de 18.295 por estação. Vicente de Carvalho foi a que recebeu maior volume (66.520, no primeiro mês), fazendo a integração com o metrô.

O sistema tem 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

A previsão é  de que a Transcarioca chegue a transportar 320 mil passageiros por dia com a integração à Estação de Metrô Vicente de Carvalho, estações de trem de Madureira e Olaria e com a Transoeste (no Terminal Alvorada). Os planos da SMTR para o futuro são de que haja ainda pontos de integração com a Transolímpica e a Transbrasil.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO BRT TRANSCARIOCA

Galeão - Alvorada (Semi-direto)
Horário de funcionamento: 24h
Estações: Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho, que integra com o metrô, Galeão - Tom Jobim 2 e Galeão - Tom Jobim 1.

Tanque - Alvorada (Expresso)
Horário de funcionamento: das 5h às 23h, de segunda a sábado
Estações: Terminal Alvorada, Rio 2, Santa Efigênia, Taquara e Tanque.

** Este serviço fará extensão das 10h às 15h para as Estações Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

Tanque - Alvorada (Parador)
Horário de funcionamento: 24h
Estações: Terminal Alvorada, Lourenço Jorge, Aeroporto Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Hospital Sarah, Rio2, Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Vila Sapê, Recanto das Palmeiras, Divina Providência, Merck, André Rocha, Taquara, Aracy Cabral e Tanque.

** Este serviço fará extensão das 10 às 15 para as Estações Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

ENDEREÇO ESTAÇÕES NOVAS:
Ipase
R. Cândido Benício, S/N, Próximo ao 2785, Praça Seca

Praça Seca
Praça Seca, S/N, Próximo ao 32 , Praça Seca

Cap. Menezes
R. Cândido Benício,S/N, Próximo ao 1236, Campinho

Pinto Teles
R. Cândido Benício,S/N, Próximo ao 643, Campinho

Campinho
R. Domingos Lopes, S/N, Em frente ao 77, Madureira

Terminal Paulo da Portela
R. Padre Manso, S/N, Em frente ao 203, Madureira


Você pode gostar