Por thiago.antunes

Rio - Um dos mais belos cartões postais do mundo, o Pão de Açúcar, vai se transformar neste domingo à noite em uma gigantesca tela de cinema a céu aberto, com mais de 10 mil metros quadrados. O espetáculo poderá ser visto do Museu de Arte Moderna (MAM) à Enseada de Botafogo. O cineasta Fernando Salis fará uma projeção da imagem da ave Íbis —cujo contorno parece ter sido esculpido no costão da rocha — como se ela estivesse voando, ao som do jongo misturado a batidas eletrônicas pelo músico Maga Bo.

O cineasta Fernando Salis vai criar uma ilusão de ótica e fazer a ave que parece escavada na rocha do Pão de Açúcar alçar vooFernando Souza / Agência O Dia

A ilusão de ótica produzida pela VisualFarm será o ponto alto do espetáculo ‘Pedra das Culturas’, na maior exibição já feita em um monumento natural. “Será a grande surpresa da noite. Uma oportunidade única”, diz o artista. A iniciativa abrirá o 3º Encontro Internacional de Reitores Universia, patrocinado pelo Banco Santander.

Quando o sol se pôr, o público que for na orla de Botafogo poderá se encantar com o vídeo de cinco minutos que será exibido até às 22h. Do Forte de São João, na Urca — com aval do Exército —, técnicos vão acionar, por laptop, os seis projetores com as imagens em movimento. “Será como se ligassemos cem projetores ao mesmo tempo”, explica o diretor do espetáculo. A única preocupação de Salis é com o mau tempo. “Estou rezando para São Pedro. Só estraga se chover muito ou se tiver nevoeiro. Mas estou confiante”, prevê.

A projeção no Pão de Açúcar terá cinco minutos de duração%2C mostrando a trajetória do conhecimento humano sobre a Terra através de imagens de diferentes partes do planetaArte%3A O Dia

Do Cristo Redentor aos Arcos da Lapa

Pontos turísticos do Rio têm se tornado a tela preferida de artistas. Há quatro anos, um jogo de luz e sombras fez o Cristo Redentor se mover, como se estivesse dando um abraço simbólico ao mundo. Em 2012, a empresa Cinevideo voltou a projetar nos Arcos da Lapa um vídeo sobre energia fabricada no Brasil. Em junho, durante a Copa do Mundo, os Arcos exibiram para cariocas e turistas imagens de grafismos, dos 450 anos da cidade e das bandeiras dos países que participaram do mundial.

Este ano%2C durante a Copa%2C os Arcos da Lapa serviram de telaJoão Laet / Agência O Dia


Você pode gostar