Por tiago.frederico

Rio - O primeiro dia da última etapa de intervenção na Região Portuária para a remoção do Elevado da Perimetral foi de aparente tranquilidade. Neste sábado, a Prefeitura do Rio interditou completamente a Avenida Rodrigues Alves, em ambos os sentidos. Há um bom tempo sem o Elevado da Perimetral, que fazia a ligação entre a saída da Ponte Rio-Niterói e o Aterro do Flamengo, e, agora, sem a Rodrigues Alves, existe a preocupação de que o trânsito da cidade dê um nó.

GALERIA: Rodrigues Alves é fechada para a remoção do último trecho da Perimetral

Esta situação não aconteceu neste sábado e não deve acontecer no domingo, uma vez poucos veículos circulam pela região no final de semana. No entanto, para a segunda-feira, um grande congestionamento é esperado. "Peço a colaboração da população de que não utilizem o carro para se descolar para o Centro, pois se isso ocorrer, a cidade pode se transformar num caos", alertou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

A interdição da Avenida Rodrigues Alves para a remoção do último trecho do Elevado da Perimetral modificou o trânsito na Região PortuáriaSaulo Stéfano / Agência O Dia

Para o bloqueio da Avenida Rodrigues Alves, o trânsito teve que ser alterado novamente em algumas vias da região. A mudança gerou preocupação no cidadão que precisa passar por lá.

Beatriz Agioli é mineira e constantemente viaja para seu estado natal. Ao voltar ao Rio, sempre com malas nas mãos, ela, antes tinha apenas que atravessar a rua para pegar um ônibus. Agora, com as intervenções, ela precisa andar quase duas quadras para chegar ao ponto que foi deslocado. "Imagina chegar aqui na rodoviária às 22h e ter que andar isso aqui tudo sozinha", falou a jovem, que está preocupada com a segurança do local.

O estudante de medicina Elson Rodrigues também é outro que costuma viajar bastante. Morador da Barra da Tijuca, ele se sentiu prejudicado e perdido, pois, antes, pegava o ônibus perto da rodoviária e, agora, tem que andar para chegar ao ponto. "Na Via Binário só tem um ônibus para a Barra, o 315 (Central-Recreio). Antes, eu tinha outros ônibus. Não sei onde foram parar essas linhas", disse.

A costureira Penha Cristina foi outra viajante que se mostrou perdida com as mudanças. "O maior problema é que eu não sabia. Só consegui me localizar porque tem muitos agentes por aqui. Eu estava preocupada do ônibus não parar no ponto", falou.

Reabertura prevista para o segundo semestre de 2015

A interdição da Avenida Rodrigues Alves aconteceu por volta das 4h deste sábado. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, desde então, já está em operação o esquema de trânsito que foi montado para a execução das obras de remoção do Elevado da Perimetral e implantação de novas redes de água, saneamento, drenagem, energia, gás natural, telecomunicações e iluminação pública.

A reabertura da via está prevista apenas para o segundo semestre de 2015. O esquema de trânsito montado para a região também inverte a mão da Rua Mendonça e da Rua Cordeiro da Graça e implanta mão-dupla em algumas vias, como a Rua Santo Cristo, no trecho entre a Via D1 e a Rua Equador, e a Rua Comandante Garcia Pires, no trecho entre a Rua Equador e Avenida Francisco Bicalho. Além disso, passa a ser adotado sentido único na Rua Pedro Alves, com tráfego de veículos orientado em direção à Rua Santo Cristo.

Você pode gostar