Por thiago.antunes

Rio - Especialista em direito esportivo, o advogado Martinho Miranda contesta os que dizem que a Fifa impede que governos tenham interferência em entidades como a CBF. Em seu livro ‘O direito do desporto’ ele mostra que, na Europa, essas ingerências são comuns — e nenhuma federação foi suspensa.

Em Portugal, as federações precisam obter do governo um “estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública desportiva”. Para recebê-lo, têm, por exemplo, que comprovar a representatividade de seus órgãos internos.

Outros países

Na Espanha, o Conselho Superior de Desportos é que autoriza ou revoga o funcionamento das federações de futebol. Já na França, os estatutos federativos têm que se adequar aos modelos que são estabelecidos pelo Conselho de Estado.

Eleição suspensa

O desembargador José Geraldo da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho, determinou a constituição de uma Junta Governativa que deverá ficar à frente da Fecomércio-RJ. Esse é mais um capítulo da briga que envolve a eleição de Orlando Diniz para o comando da instituição.

Coca-Cola e Guaraná

Parece até piada: o vereador Luiz Antônio Guaraná, líder do governo na Câmara do Rio, é casado com a filha de um grande distribuidor de Coca-Cola no Nordeste.

Você pode gostar