Por felipe.martins

Rio - Na primeira pesquisa realizada pelo Instituto Ibope depois do registro das candidaturas ao governo do Rio, o ex-governador e deputado Anthony Garotinho (PR) lidera a disputa pelo Palácio Guanabara, com 21% das intenções de voto. Em seguida, aparecem empatados o senador Marcelo Crivella, do PRB, com 16%, e o governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB), que conta com 15% dos votos. O senador Lindberg Farias (PT) está na quarta posição, com 11%.

O levantamento aponta 21% de votos brancos e nulos e 12% de eleitores que declararam não saber em quem votar. A pesquisa do Ibope tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos. Por isso, os três primeiros colocados _ Garotinho, Crivella e Pezão _ podem ser considerados tecnicamente empatados. A candidata do PSTU , Dayse Oliveira, tem 2% das intenções de voto. Tarcísio Mota, do PSol, e Ney Lopes, do PCB, aparecem com 1%, cada.

Pesquisa aponta empate técnico entre, Pezão Crivella e GarotinhoArte%3A O Dia

Ao mesmo tempo em que lidera as intenções de voto, Garotinho também tem o maior percentual de rejeição entre os entrevistados: 44% responderam que não votariam nele de jeito nenhum. Já Lindberg e Pezão empatam na rejeição do eleitorado, com 17%. Crivella é rejeitado por 15% dos entrevistados. Ney Lopes e Dayse têm 7% de rejeição, enquanto Tarcísio aparece com 6%. Pela pesquisa, 6% afirmaram que votam em qualquer dos candidatos. Já 14% não souberam responder.

Pelo levantamento, o deputado Romário (PSB) lidera a corrida por uma vaga no Senado, com 24% das intenções de voto. Em segundo, vem o ex-prefeito e vereador Cesar Maia, do DEM, com 17%. Eduardo Serra, do PCB, aparece com 7%, enquanto o ex-ministro Carlos Lupi está com 3%, mesmo percentual de Pedro Rosa (PSol).

A pesquisa avaliou ainda o governo de Pezão: 2% consideraram a administração ótima; 16% boa; 40% regular; 14% ruim; e 17% péssima. O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 26 e 28 de julho. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela com o número RJ- 00011/2014.

O dia a dia dos candidatos

Para o candidato ao governo do Rio Marcelo Crivella (PRB), “a homossexualidade é pecado.” A afirmação foi dada na madrugada de segunda para terça, em entrevista do senador à rede de ‘TV Bandeirantes’, quando perguntado se sancionaria o projeto de lei que tramita na Alerj e que prevê punição dos estabelecimentos públicos e privados que discriminarem casais do mesmo sexo. A proposta sofre resistência da bancada religiosa. Ele declarou ser contrário a qualquer tipo de homofobia, mas disse que sua convicção está alinhada ao que prega a igreja evangélica.

“Há um medo, entre os evangélicos, de que o projeto de lei da homofobia tire os direitos dos pastores de dizer que o homossexualismo é pecado. Eu acredito que homossexualismo não é doença, mas é pecado, porque eu acredito na Bíblia, e esse é o meu direito”, disse.

Conquistar os votos da Baixada Fluminense continua sendo uma das principais prioridades dos candidatos ao governo do Rio. Ontem, Crivella (PRB) e Anthony Garotinho (PR) fizeram campanha na região, que detém um dos maiores colégios eleitorais. Já Luiz Fernando Pezão (PMDB) esteve visitando obras do programa Minha Casa, Minha Vida, no Complexo do Alemão. O petista Lindberg Farias, por sua vez, passou o dia em atividades internas.

Pela manhã, Garotinho recebeu 2.500 pastores ligados à Convenção Fraternal das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro (Confraderj), em encontro realizado na Vila da Penha. À tarde, fez duas carreatas, uma em Duque de Caxias e uma em Santa Cruz da Serra.


Você pode gostar