Por thiago.antunes

Rio - A primeira feira de negócios voltada para o Carnaval, a Carnavália-Sambacon, começou nesta quinta-feira, com o desafio de discutir políticas públicas para o mundo do samba. Até sábado, uma série de debates será realizada com entidades públicas e privadas para fomentar o tema. Entre os 50 expositores do evento, grandes profissionais do setor prometem fazer a diferença, como o trio de instrutores de figurino e adereço da Amebras, associação que qualifica artesãos.

“É preciso buscar um plano nacional de políticas públicas para o Carnaval e os debates vão ajudar na criação de propostas em conjunto”, apontou Gustavo Mostof, diretor de Operações da Riotur, durante a abertura do evento, que contou com a presença de outras nove autoridades. Hoje, a mesa de debates falará dos impactos da folia no turismo e economia, além de tratar da mão de obra e gestão do Carnaval.

Bill Oliveira%2C Clébio de Freitas e Renato Rodrigues%3A oficinas gratuitas para ensinar a fazer adereços e figurinoJoão Laet / Agência O Dia

A paixão pelo Carnaval é o que move o trabalho de Renato Rodrigues, 33, Bill Oliveira, 33 e Clébio de Freitas, 35. O trio, que dá aula de adereços e figurino há mais de cinco anos, é tão competente que possui turmas até na Argentina, no famoso carnaval de San Luis. A trajetória profissional, no entanto, teve um começo bem difícil, principalmente para Rodrigues, que chegou a morar temporarimente na sede da Amebras, em 2006.

“Não tinha dinheiro para voltar para casa e dormia no barracão. Tudo melhorou quando fui convidado para dar aulas na associação”, contou Rodrigues. Nesta quinta, o trio ministrou oficinas de adereço e, até o fim da feira, no sábado, haverá outras turmas gratuitas. As inscrições são feitas às 15h30 no estande da Amebras. A Carnavália fica no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova.

Você pode gostar