Por thiago.antunes

Rio - Uma semana após a inauguração, as linhas do BRT Transcarioca, de Madureira à Barra da Tijuca, terão o horário de funcionamento ampliado em duas horas. A partir deste sábado, o serviço parador e o expresso do Terminal Paulo da Portela a Alvorada passarão a atender ao público de 9h às 16h.

O novo trecho do Transcarioca, inaugurado no sábado passado, tem seis estações (IPASE, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Paulo da Portela), que atualmente só abrem de 10h às 15h. A ideia é que o serviço seja ampliado aos poucos para que a população se habitue com o novo serviço.Ainda não há prazo para que as linhas até Madureira comece a operar 24 horas por dia.

Atualmente, tanto a linha paradora Tanque-Alvorada (com 19 estações) como a semi-direta Galeão-Alvorada (com parada em Vicente de Carvalho, onde há integração com o metrô) já funcionam 24 horas por dia. A linha expressa Tanque Alvorada (com cinco paradas) funciona de 5h às 23h.

Estação Madureira funciona inicialmente de 10h às 15h e terá o horário ampliado em duas horas neste sábadoEstefan Radovicz / Agência O Dia

O corredor Transcarioca já transporta 70 mil passageiros por dia e, segundo o Consórcio BRT, atingiu ontem a marca de 1,5 milhão de passageiros transportados desde a inauguração, no dia 2 de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, em 30 dias, as linhas de ônibus convencionais da região atendida pelo Transcarioca devem começar a ser substituídas ou ter os itinerários modificados por serviços alimentadores do BRT.

O outro corredor BRT já em operação na cidade, o Transoeste, receberá um reforço na frota com mais dois ônibus articulados na semana que vem. O anúncio foi feito pelo presidente da Rio Ônibus (que controla o Consórcio BRT), Lélis Teixeira, que participou nesta quinta-feira de palestra no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), no Centro do Rio. “A meta é de que, em 2016, 64% da população use o sistema de alta capacidade (BRTs, trens, metrô e barcas) e inverta o quadro, que hoje está com predominância do serviço de baixa capacidade”, comentou Teixeira. O Transoeste tem integração com o Transcarioca no Terminal Alvorada.

Linha 4 abre ‘estação virtual’

Os cariocas vão poder ver, a partir de hoje, como serão as estações e túneis da Linha 4 do metrô, que ligará Ipanema à Barra da Tijuca. O consórcio construtor e o governo estadual inauguram às 10h a Estação Interativa da Gávea, espaço na Fundação Planetário com recursos tecnológicos que permitirão ao visitante conhecer as futuras unidades em imagens 3D, tela touch, fotos e até holografia. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Segundo o consórcio construtor, o Tatuzão, equipamento que perfura os túneis em Ipanema, parado desde o acidente em maio, deve voltar a operar até o fim de agosto.

Você pode gostar