Por paloma.savedra

Rio - Uma explosão, seguida de incêndio, dentro de uma obra da construtora João Fortes, na Tijuca, Zona Norte do Rio, provocou a morte do operário Emerson N. Carneiro, 38 anos, e deixou pelo menos outros três funcionários gravemente feridos, na tarde desta sexta-feira. O acidente ocorreu por volta das 15h. A construção fica em frente ao Shopping Tijuca. O corpo do operário que morreu foi retirado pela Defesa Civil às 17:40, quando policiais chegaram para perícia.

Os três feridos tiveram os nomes confirmados pelo Corpo de Bombeiros. São eles Fernando Alexandre L, 43 anos, Fabiano V. de Lima, 35, levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, e Ailton S. da Costa, 55 anos, encaminhado para o Hospital Federal do Andaraí.

Houve pânico e correria entre operários e pedestres, que se assustaram com o estrondo e a fumaça que saía da construção. Testemunhas relataram que um funcionário da obra saiu em chamas do local. Os moradores chegaram a usar um extintor de incêndio para socorrê-lo. Segundo funcionários, a vítima fatal não conseguiu sair da instalação onde houve a explosão. Eles afirmam ainda que a explosão foi em um cilindro de oxigênio em máquina de solda.

"Ele gritava muito. Pegaram um extintor e ajudaram a apagar as chamas. Ele está todo queimado", disse Mariana Ferraz, 28. Os outros saíram em macas gravemente feridos, segundo os moradores do bairro. 

A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que a corporação foi acionada às 15h25. Pelo menos duas viaturas do quartel da Tijuca foram ao local. Militares de Vila Isabel também deram apoio à operação.  

"Ouvimos um estrondo e levamos um susto muito grande. Saía muita fumaça de dentro da construção", relatou o aposentado Sérgio Antunes, 68. 

Operário ferido no incêndio provocado por explosão em obra é socorridoLeitora Maria Christina Barros

Segundo funcionários, a obra está em fase final, e os operários estão colocando esquadrias de alumínio nas instalações. 

Procurada, a assessoria da construtora informou que está apurando os motivos do acidente. Não há informações sobre a permissão ao acesso à instalação onde houve a explosão do cilindro.

A companhia disse ainda que prestará "toda a assistência às vítimas e seus familiares". 

O delegado adjunto da 19ª DP (Tijuca), Ricardo Carraretto, ouvirá os engenheiros responsáveis. “Vamos apurar os motivos e, principalmente, concluir de quem foi a responsabilidade”, destacou Carraretto.


Você pode gostar