Por felipe.martins

Rio - Banhistas foram surpreendidos, ontem, com calor de 30 graus em pleno inverno e um mar azul-turquesa que fez lembrar as paradisíacas praias do Caribe. O fenômeno sazonal, conhecido popularmente como maré roxa, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), deixou as águas da Baía de Guanabara cristalinas, como há muito tempo os cariocas não viam. As águas transparentes podiam ser apreciadas em vários pontos da orla do Rio e de Niterói.

Leonardo Daemon, gerente de Qualidade da Água do Inea, explica que o efeito de mar caribenho aconteceu por influência dos ventos de sudoeste, da semana passada, que empurraram as águas oceânicas para próximo da costa fluminense. “É um fenômeno que acontece algumas vezes. As correntes trazem as águas do oceano, mais quentes e transparentes, para a costa onde a água é mais turva e fria”, diz.

Fim de semana vai permanecer ensolarado. Das 20 praias da orla do Rio%2C 17 estarão liberadas para banhistas. Frente fria chega segunda à noiteAlessandro Buzas / Agência O Dia

Daemon esclarece, no entanto, que a imagem de cartão-postal não significa que todas as praias estejam próprias ao banho. “As pessoas devem acompanhar o boletim do Inea para ver onde se banhar”, avisa. De acordo com o último boletim, neste fim de semana, 17 das 20 praias da orla do Rio estarão liberadas para banhistas, inclusive a do Flamengo. As impróprias são as de São Conrado, Leblon, Botafogo e a Barra da Tijuca, no trecho do Quebra-Mar e em frente ao Corpo de Bombeiros.

De acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo, o tempo vai permanecer ensolarado todo o fim de semana. “Na segunda-feira à noite entrará uma frente fria que vai fazer a temperatura cair ao longo da semana”, prevê o especialista. Ontem, a máxima de 30,1 graus foi registrada em Realengo, e a mínima, 12,7 graus, na Vila Militar.

Você pode gostar