Por thiago.antunes

Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta segunda-feira nova etapa da Operação Vaca Atolada, cujo objetivo é vistoriar açougues. Nesta ação foram fiscalizados 12 açougues localizados em mercados e supermercados na Zona Norte do Rio de Janeiro e em Duque de Caxias. Ao todo, nove foram autuados e serão multados. Do total de 322kg e 230g de produtos impróprios para o consumo e descartados pela fiscalização, 55kg e 870g eram de carne previamente moída, o que não é permitido por lei no estado do Rio.

O caso mais grave encontrado pelos fiscais foi na filial do Supermercado Premmium da Praça Seca, Jacarepaguá. Além de descartar cerca de 8kg e 700g de carne previamente moída e cerca de 22kg de produtos vencidos – entre queijo, salsicha de frango, peito de frango chester e biscoito de polvilho –, os fiscais se depararam com a câmara frigorífica em péssimas condições estruturais e higiênicas. A câmara foi interditada e os agentes determinaram que o proprietário a esvazie em até 24 horas. Caso isso não ocorra, o proprietário será penalizado por desobediência de ordem legal dada por funcionário público.

Fiscais apreenderam alimentos estragadosDivulgação

A câmara frigorífica do supermercado Rede Economia de Cordovil também surpreendeu nossos fiscais pelas péssimas condições de higiene. Havia no local 73kg de dianteiro bovino vencidos, além de 10kg de pá e outras carnes desossadas, sem identificação e em contato direto com o chão, junto a ossos, sebos e restos de carnes ainda com osso. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para que estes problemas sejam sanados.

Não foram encontradas irregularidades nos açougues das filais fiscalizadas do Supermarket (Av. Vicente de Carvalho, 1151 - Vicente de Carvalho) e do Mundial (Av. Monsenhor Felix, 1180 – Irajá e Praça Saens Peña - Tijuca). Em uma filial do supermercado Zona Sul (Avenida das Américas, 16237 e 15515, Recreio) a máquina de moer carnes estava em manutenção, mas o supermercado possui uma sala visível ao cliente do processamento da carne moída e não apresentou nenhum problema, logo não foi autuada.

Você pode gostar