Por daniela.lima

Rio - O Rio de Janeiro sediará o Congresso Mundial da União dos Arquitetos (UIA), em 2020. A candidatura brasileira, liderada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), desbancou, na tarde de ontem, por margem apertada, cidades como Paris, na França, e Melbourne, Austrália. O evento é considerado o mais importante fórum internacional de arquitetura.

Prefeito Eduardo Paes apoiou candidatura do Rio proposta pelo IABAgência Brasil


A proposta do congresso é discutir a atual realidade urbana, expressada através das formas de construção das cidades. Com isto, espera-se promover a reinserção da profissão no meio social. Mais de 15 mil arquitetos, de todo o mundo, são esperados.

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a vitória “retrata o atual momento de transformação por que passa a cidade por conta dos grandes eventos internacionais, como a Copa e a Olimpíada de 2016.” A arquitetura do novo Maracanã, por exemplo, ajudou na vitória.

Para o IAB a capital, com 12 milhões de habitantes e eventos internacionais, apresenta “quadro urbano rico e complexo, de desigualdades e de acertos”. Com o anúncio, o presidente do instituto, Sérgio Magalhães, pretende trabalhar o fortalecimento da arquitetura brasileira. “Será uma oportunidade para estreitar as relações com países das Américas, África e demais nações de língua portuguesa”, disse.

Você pode gostar