Por paloma.savedra

Rio - A paralisação de instrutores de autoescolas do Rio, que começou na quarta-feira, afetou os exames práticos de motocicletas, carros, ônibus e caminhões, realizados pelo Detran. Nesta quinta, o órgão informou que as provas de direção estão acontecendo em pelo menos 10 das 14 áreas para as quais os testes estavam marcados nesta manhã. Os exames não estão sendo aplicados nas áreas do Fundão, Macaé, Campos e Niterói, devido à interferência de instrutores.

O Detran afirmou que está se esforçando para que as provas aconteçam no turno da tarde em áreas onde elas não foram realizadas. O departamento garantiu ainda que os candidatos que não foram atendidos não serão prejudicados, já que haverá o reagendamento automático da prova para outras datas, sem qualquer custo para os clientes.

Instrutores fazem manifestação na Av. Presidente Vargas

Cerca de 100 funcionários de autoescolas, entre instrutores e empregados internos realizaram uma manifestação nesta manhã e interditaram parcialmente a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. O trânsito ficou complicado na via no sentido Candelária.

A paralisação, por tempo indeterminado, foi decidida pela categoria em assembleia realizada no último domingo. De acordo com o Sindicato dos Instrutores de Trânsito e Empregados em Autoescolas de Aprendizagem do Estado do Rio, os trabalhadores internos reivindicam aumento real nos seus vencimentos, enquanto os instrutores querem um salário fixo mensal. Atualmente, a remuneração de um instrutor tem como base as horas/aulas ministradas.

O Detran informou que as autoescolas são empresas privadas regidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Para tentar minimizar o impacto da paralisação, o órgão ofertará para o mês de setembro 100 mil vagas para exames práticos de motocicletas, carros, ônibus e caminhões, cerca de 15 mil exames a mais dos que serão realizados neste mês. Uma reunião com as autoescolas também será realizada para a apresentação pelas mesmas de medidas para diminuir os transtornos.

Você pode gostar