Por thiago.antunes

Rio - Quando os sambistas do ‘Trem do Samba’ embarcarem em Oswaldo Cruz, escutarão: próxima estação, França. O criador do projeto — que enche com sambistas e fãs um trem na Central do Brasil em direção a Oswaldo Cruz, a cada 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba —, Marquinhos de Oswaldo Cruz, e o prefeito da cidade francesa de Nice, Christian Estrosi, assinaram um acordo que levará o festival para a Europa. Ainda em um projeto inicial, a ideia é que os shows aconteçam em 2015 e reúnam, no mínimo, 80 sambistas.

Será a primeira vez que os shows organizados pelo músico, desde 1996, ganharão destaque internacional. Anteriormente, apenas Niterói tinha recebido o evento. A ponte aérea entre Rio e Nice foi feita pelo cônsul geral da França no Rio, Brice Roquefeuil, que assistiu a shows do sambista na cidade. Ele apresentou a ideia ao prefeito de Nice e as conversas evoluíram.

O evento%2C que acontece em dezembro levando sambistas da Central do Brasil até o bairro de Oswaldo Cruz%2C terá ao menos 80 pessoas em NiceBanco de imagens

“É simbólico tocar em Nice, porque é onde há um dos portos mais importantes da França. Por lá, entravam os escravos que também vieram para o Rio e fizeram o samba nascer aqui”, disse Marquinhos.

Ainda sem mês definido, o certo é que será no ano em que acontecerá a 20ª edição no Rio, e em trens urbanos da cidade francesa. O número de shows ainda será decidido. Marquinhos contou que será um desafio apresentar ao público europeu, mais acostumado ao samba enredo, o samba de raiz. “Levar o samba original será uma chance de vários artistas tocarem em grandes festivais do mundo. Vamos ultrapassar as fronteiras”.

Marquinhos de Oswaldo Cruz%3A “Vamos ultrapassar as fronteiras”Fernando Souza / Agência O Dia


Você pode gostar