Por thiago.antunes
Seminário sobre o ex-presidente será no Memorial Getúlio VargasUanderson Fernandes / Agência O Dia

Rio - Neste domingo, completa 60 anos do suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas. A data vai ser lembrada com uma série de eventos na cidade. No Museu da República, no Catete, às 18h30, haverá a projeção do filme ‘Getúlio’, de João Jardim. Na terça e na quarta-feira, as pessoas poderão assistir a um seminário sobre o legado do político que criou a legislação trabalhista no país. O evento vai acontecer no Memorial Getúlio Vargas, na Glória.

No primeiro dia, terça-feira, a mesa-redonda começa às 10h, com o tema ‘O mundo do trabalho na Era Vargas’. Vão participar os professores Andréa Casa Nova Maia, da UFRJ, e Marcus Dezemone, da UFF.
Às 14h, será a vez de falar sobre ‘ Imagens e representações do poder’ no período getulista. Será feita apresentação sobre a propaganda política durante o Estado Novo (1937-1945) por Licia Rubinstein, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesta mesma mesa, haverá a discussão sobre o primeiro governo Vargas e a valorização do passado histórico brasileiro. Às 16h30, haverá a exibição do documentário ‘Getúlio Vargas’ (1974), da diretora Ana Carolina Teixeira Soares. No dia 27, às 9h30, também no Memorial, na Glória, haverá uma mesa-redonda sobre ‘Cultura e Arte no Estado Novo’. Vão participar deste evento, para falar sobre o cinema, a arte e a música nesta época, os professores Wolney Malafaia, do Colégio Pedro II, Luiz Otávio Braga, do Instituto Villa Lobos/Unirio e Guilherme Motta, da Universidade Veiga de Almeida.

Clique na imagem para ampliarArte%3A O Dia


Às 14h, o tema será ‘Intelectuais e patrimônio Histórico no Brasil — a construção de um conceito’. Estarão presentes os professores Sérgio Montalvão (UFF), Vanuza Braga, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, e Joaquim Justino Moura dos Santos, da Unirio. Na quarta, às 16h30, será realizada uma cerimônia de encerramento, com a presença de Celina Vargas do Amaral Peixoto, neta de Getúlio.

Você pode gostar