Por thiago.antunes

Rio - Fiscais do Procon fiscalizaram, nesta sexta-feira, agências bancárias no Centro da cidade, como parte da Operação Tio Patinhas. A fiscalização autuou as 32 agências vistoriadas, que serão multadas. Em todas elas os agentes constataram a ausência de privacidade para os clientes nos caixas; e agora as agências têm prazo de 15 dias para implantarem divisórias. Caso contrário, serão interditadas.

Em três das oito agências do banco Itaú vistoriadas, os fiscais encontraram o controle de atendimento por meio de senha previsto na Lei Municipal n° 5.254/2011, porém não estavam sendo utilizado de forma adequada. Em uma das agências só havia distribuição de um tipo de senha para todo mundo, quando, pela lei, deve haver senhas para pessoas em geral e senhas para idosos e portadores de necessidades especiais.

Fiscais autuaram agências bancárias no CentroDivulgação

Em outra filial do banco, só estes últimos tinham senhas, o que também não é permitido. As agências do banco Itaú têm sido as que mais apresentaram esse tipo de problema nas Operações Tio Patinhas realizadas ao longo desta semana. Na agência da Av. Rio Branco, 37, por exemplo, um cliente falou com os fiscais que estava esperando para ser atendido por mais de uma hora.

A colocação das divisórias entre os caixas e o público que transita pela agência, que é uma determinação da Lei Estadual n° 4.758/2006, não está sendo utilizada na maioria dos bancos. O dispositivo de privacidade (divisória) reduz os crimes do tipo “saidinha de banco”, pois dificulta para os criminosos a possibilidade de identificar os clientes que saem das agências com dinheiro.

Você pode gostar