Por thiago.antunes

Rio - Para estimular a leitura, um grupo de contadores de histórias e monitores literários rodarão a cidade em dois ônibus itinerantes. É o projeto Livros nas Praças, que conta com um acervo de mais de 4 mil livros. Além das obras, com temas infantis, juvenis e adultos, haverá ainda recreação para crianças moradoras de regiões que não contam com bibliotecas públicas.

A inauguração foi nesta terça-feira, na Praça do Estácio, com a presença de cerca de 50 crianças de escolas vizinhas. Elas puderam ouvir histórias na biblioteca itinerante e conheceram livros de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. À tarde, o ônibus visitou o Parque de Madureira.

Livro nas Praças%3A ônibus vão levar opções de leitura e contação de histórias às praças até dezembro José Pedro Monteiro / Agência O Dia

“Cada dia, um ônibus estará em uma região, para onde voltará em duas semanas. O empréstimo é gratuito. Além de ler no ônibus, eles poderão levar até dois livros para casa e devolver em 15 dias, quando o ônibus retornar”, contou Cristina Figueiredo, idealizadora do projeto. Para Verônica Santos, do grupo Fabuloso Quintal de Histórias, é importante valorizar a diversão. “História dá para contar em qualquer lugar, em qualquer quintal”, ressaltou ela.

Projeto tem acervo em braile para deficientes visuais

Os dois ônibus-bibliotecas, que foram pintados de azul e vermelho, foram totalmente adaptados para receber pessoas com necessidades especiais. Cadeiras de transbordo para cadeirantes e idosos foram implantadas em cada um para facilitar o acesso de quem tem dificuldades para subir escadas. O acervo de livros também inclui mais de 60 exemplares em braile e áudio para crianças. No ônibus vermelho, serão distribuídos gibis.

A criadora Cristina Figueiredo (de preto) e colaboradoras do projetoJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

O projeto é patrocinado pela lei de incentivo municipal à cultura e tem parceria da secretaria municipal. Todos os livros foram doados pela Secretaria municipal de Cultura e por empresas. A biblioteca está aberta ao público das 10h às 16h, até dezembro.

No roteiro dos ônibus estão bairros do Centro (Vila Olímpica da Gamboa; Praça do Largo do Estácio); Zona Norte (Praça Argentina; Praça Águia de Ouro; Vila Olímpíca da Maré e do Encantado, Parque de Madureira); Zona Oeste (Praça Seca; Praça Dom João Esberard); Zona Sul (Jardim de Alah; Praça do Santa Marta,); e municípios fluminenses: Vila Olímpica de Belford Roxo; Praça Getúlio Vargas, em Meriti; Vila Olímpica de Nova Iguaçu; e a Praça do Pacificador, em Caxias.

Você pode gostar