Por paloma.savedra

Rio - Ávidos pela volta do tradicional e charmoso meio de transporte de Santa Teresa, os moradores do bairro acompanharam, na manhã deste sábado, os testes do novo bondinho recém-instalado no Largo do Curvelo. O veículo, que voltará a circular pelas ruas do local em 2015, foi apresentado à população na noite de terça-feira (26), data em que se completaram os três anos do acidente envolvendo o antigo bonde e que deixou seis pessoas mortas.

Bondinho só voltará a circular pelas ruas de Santa Teresa em 2015

Desde a data da instalação, o novo bondinho tem passado por testes estáticos para checagem do funcionamento de equipamentos, componentes e comandos. A partir desta segunda-feira, devem começar os testes dinâmicos, como o de simulação de carga com sacos de areia, teste para maiores inclinações e rampas, além de operação assistida sem passageiros.

Novo bonde instalado no Largo do Curvelo passou por testes estáticos neste sábadoLeitor Romildo Guerrante

Segundo o Governo do Estado, apesar de ter um sistema mais moderno — inclusive de trilhos —, o novo bonde tem as características tradicionais do antigo: preserva a identidade visual, dimensões, cores, e os bancos de madeira. Além disso, tem estrutura de aço revestida com fibra de vidro para garantir mais segurança aos passageiros e maior resistência mecânica ao veículo.

Modelo do novo veículo segue os padrões estéticos do tradicional bonde%2C mas sistema é mais modernoLeitor Romildo Guerrante

Depois de acompanhar o teste do veículo recém-instalado, o morador do bairro, Romildo Guerrante, aprovou o novo sistema. "Desta vez não se fez um frankestein, como a adaptação anterior com rodas ferroviárias, mas um projeto novo. Detalhe interessante: o bonde é muito mais silencioso ao rodar, já que não existe um casamento a muque entre roda e trilho. Foram feitos um para o outro", declarou Romildo. 

Novo bonde chega sob protesto 

O novo veículo que circulará pelas ruas de Santa Teresa chegou na noite de terça-feira (26) ao bairro, sob protesto de um grupo de moradores. De acordo com a Amast (Associação de Moradores de Santa Teresa), a instalação do novo veículo foi feita às pressas e com atrasos. Os membros da associação criticam o descaso com o bairro e as obras do novo sistema, que já haviam sido prometidas para antes da copa do Mundo. 


Você pode gostar