Por clarissa.sardenberg

Rio - Sindicalistas da Federação Única dos Petroleiros (FUT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) estão concentrados no Centro do Rio na manhã desta segunda-feira, em frente à Petrobras, em um ato em defesa do pré-sal que levanta a bandeira do governo Dilma. O único candidato ao governo do Rio que passou pelo local até agora foi Marcelo Crivella (PRB), mas é previsto que Lindberg Farias (PT) também compareça. Lula é outro esperado no local para reforçar a importância do programa petista. 

"O pré-sal foi descoberto durante o governo do presidente Lula, por isso que ele tem autoridade para vir aqui defender a exploração do petróleo. Temos que defender a destinação desse dinheiro (do pré-sal) para educação e saúde", afirmou Crivella em discurso.

Ex-presidente Lula compareceu em manifestação a favor do pré-sal no Centro do Rio Sandro Vox / Agência O Dia

Mais do que um ato em defesa do pré-sal, a manifestação sindicalista marca uma defesa de Dilma. Apesar de várias vozes ligadas ao PT discursarem levantando estas bandeiras, a presidenta não é esperada no local.

Por enquanto, nenhuma menção foi feita a respeito da investigação da Polícia Federal sobre o depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Trabalhadores reunidos na Cinelândia, em caminhada até a sede da PetrobrasCarlos Moraes / Agência O Dia

Além da FUT e da CUT, participam da organização do ato também o Sindicato dos Bancários, e demais centrais sindicais, entidades estudantis e movimento sociais.

A Avenida Treze de Maio, no Centro, está interditada, desde o início da manhã desta segunda. O bloqueio ocorre no trecho entre a Rua Evaristo da Veiga e a Avenida Chile.


Você pode gostar