Por thiago.antunes

Rio - A polícia já tem pistas dos três homens que assaltaram o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e sua equipe, na noite de segunda-feira, na Estrada do Sumaré, a poucos quilômetros de sua residência oficial, quando se dirigiam para a Glória. A 7ª DP (Santa Teresa), que passou a ser responsável pelo caso, registrado inicialmente na 10ª DP (Botafogo), recebeu denúncias de que os bandidos seriam do Morro do Escondidinho, comunidade da região, pacificada em 2011.

Dom Orani ficou na mira de pistola. Bandidos abandonaram objetosErnesto Carriço / Agência O Dia

Foi aos pés do Escondidinho que a polícia recuperou o Citroën C3 prata, também roubado, usado pelos assaltantes ao abordar o Tucson que conduzia o cardeal, o motorista, um seminarista e o fotógrafo da Arquidiocese, Gustavo de Oliveira, de 54 anos. De acordo com Oliveira, os ladrões aparentavam ter entre 17 e 20 anos e ser inexperientes.

“Atravessaram o Citroën na pista e em seguida nos mandaram descer. Apenas um deles estava armado com pistola, e a todo momento a apontava para nossas cabeças, enquanto os outros gritavam, nervosos, “Passa tudo, passa tudo, senão todo mundo morre”, detalhou Oliveira.

Segundo o fotógrafo, foram pelo menos “infinitos” cinco minutos de terror, até que um deles reconheceu Dom Orani, que, a exemplo do seminarista, usava terno. “Ao perceber que se tratava do cardeal, um deles perguntou: “O senhor é aquele homem da Igreja, né?”. Ao responder afirmativamente, o bandido completou: “O senhor perdoa a gente?”. Dom Orani respondeu afirmativamente e fazendo um gesto rápido de bênção, recomendou: “Vão em paz”, ressaltou.

Os assaltantes desistiram de levar a Tucson. Na fuga, com medo de serem pegos em flagrante, abandonaram pertences do assalto na Rua Tenente Vieira Sampaio, no Rio Comprido, entre eles um celular, o anel cardinalício e a cruz peitoral que Dom Orani usava, além de dois terços de prata. Dentro de uma mochila, também foram recuperados documentos e uma batina do seminarista. Apenas a máquina fotográfica de Gustavo, avaliada em R$ 25 mil, contendo dezenas de fotos de bispos eméritos, que haviam acabado de participar de um encontro com o cardeal arcebispo, não foi recuperada.]

ISP: roubo de carro subiu 133,33% este ano na região de Santa Teresa

Dom Orani trabalhou normalmente nesta terça-feira, mas evitou dar declarações sobre o assalto. Já o prefeito Eduardo Paes lamentou o ocorrido. “É uma pena. Que bom que nada de mais grave aconteceu com Dom Orani. Isso (violência) ainda é um desafio que a cidade enfrenta. A situação é muito melhor hoje, mas ainda não é ideal”, afirmou Paes.

O comando do 5°BPM (Centro) garantiu ter reforçado o policiamento na área do Sumaré, que é feita por quatro viaturas e uma dupla de moto. Mas à tarde, equipe do DIA não constatou tal reforço, principalmente em trechos desertos da Estrada do Sumaré.

Santa Teresa%3A cartazes marcam locais onde ocorrem assaltosErnesto Carriço / Agência O Dia

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública, de maio a agosto deste ano, só os roubos de veículos registrados na 7ª DP subiram 133,33% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 12 casos em 2013 e 28 ocorrências no mesmo período de 2014. O roubo a transeunte se manteve praticamente no mesmo patamar, na área do 5º BPM (Centro), que engloba Santa Teresa, entre janeiro a agosto deste ano e o mesmo período de 2013: 2.371 casos contra 2.394.

Em ruas como a Cândido Mendes, uma das principais vias de acesso à Santa Teresa, moradores espalharam cartazes em postes denunciando os assaltos. O alerta também é feito em inglês. “Assaltam no bairro todo a qualquer hora do dia ou da noite”, criticou o comerciante K., de 54 anos.

Você pode gostar