Por thiago.antunes

Rio - Foram inauguradas ontem duas obras que vão aumentar a oferta de água para os municípios de Mesquita e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ampliação do fornecimento será possível pela instalação de um novo “booster” (conjunto de bombas que regula a pressão na rede) e dois reservatórios. Segundo a Cedae, cerca de 130 mil habitantes serão beneficiados.

As obras incluíram a reforma e início das operações do reservatório JK, construído há 15 anos sem nunca ter entrado em funcionamento. Com capacidade para 7,5 milhões de litros, o novo reservatório atenderá os bairros de Cosmorama, Chatuba, Vila Emil e Juscelino Kubitschek e Centro de Mesquita, além do bairro K-11, em Nova Iguaçu.

Com a inauguração, o sistema entra em fase de testes, iniciando sua operação gradativamente com a pressurização das redes. A região ainda receberá uma elevatória, já em construção, que fará parte do sistema. “Nas próximas semanas, dando prosseguimento ao projeto, serão iniciadas as ligações de água para residências localizadas no entorno do reservatório em cotas elevadas” disse o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O prefeito de Mesquita, Gelsinho Guerreiro, ressaltou que a ação era uma demanda dos moradores desses municípios. “Com esse projeto, estamos resolvendo a segunda maior demanda do município, a falta d’água”, afirmou. Os investimentos custaram R$ 14 milhões e foram pagos por meio de uma parceria do governo do estado com o governo federal, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Você pode gostar