Por nicolas.satriano

Rio - Dois ônibus biarticulados, que serão utilizados no sistema BRT, foram apresentados pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e pelo Consórcio BRT, na manhã de sexta-feira. Com capacidade para até 270 passageiros cada, eles possuem 28 metros de comprimento e vão operar nos corredores expressos Transoeste e Transcarioca. Segundo a Prefeitura do Rio, os ônibus entrarão em operação após licenciados, regulamentados e equipados. O modelo Volvo B340M biarticulado é totalmente fabricado no Brasil e é o maior ônibus em circulação no país.

GALERIA: Prefeitura e BRT apresentam novos ônibus biarticulados

Novos veículos do consórcio foram apresentados nesta sexta-feira Severino Silva / Agência O Dia

De acordo com a SMTR, o uso de veículos biarticulados nas canaletas do BRT faz com que um número maior de passageiros seja transportado simultaneamente, pois apenas um biarticulado faz o papel de dois articulados de 18,6 m, o que diminui o número da frota, da mão de obra operacional, do consumo em total de litros e da quantidade de pneus rodando.

Os ônibus biarticulados que entram em circulação no BRT Rio são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Segundo a Prefeitura do Rio, estes itens garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e diminuem o desgaste dos componentes, reduzindo os custos de manutenção.

Coletivos têm capacidade para transportar 270 pessoasSeverino Silva / Agência O Dia

O modelo possui controle de aceleração inteligente, que otimiza o consumo de combustível. A tecnologia garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo, evitando aceleração acima do necessário.

Ainda de acordo com a SMTR, hoje, o Transcarioca transporta 158 mil passageiros por dia e este número deve chegar aos 320 mil ao final da implantação da terceira e última etapa. O corredor tem seis estações a serem inauguradas até o término desta etapa: Ibapina, Olaria, Cardoso de Moraes, Santa Luzia, Maré e Fundão. O primeiro BRT implantado na cidade, o Transoeste, transporta 192 mil passageiros por dia.

Você pode gostar