Por thiago.antunes

Rio - Mais de 20 assaltos, roubos de cargas e arrastões foram flagrados por câmeras de monitoramento instaladas por moradores e comerciantes em ruas do Pólo Comercial da Pavuna. Os crimes ocorreram em diferentes horas do dia. Bandidos usando fuzis e pistolas, roubaram até o armamento de seguranças que faziam escolta de uma um caminha de carga na Rodovia Presidente Dutra. Nesta quinta, grupo se reuniu com as polícia Militar e Civil para discutir novas formas de combate aos roubos no bairro, no Conselho de Segurança.

Câmeras de monitoramento flagaram arrastão nas ruas de PavunaReprodução

Ficou definido que na próxima semana, serão feitos testes para que imagens captadas pelas câmeras de empresários, cheguem em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança. O comando do 41º BPM (Irajá) acredita que com a tecnologia instalada na base da Polícia Militar na Pavuna, militares vão ter mais agilidade para agir durante os roubos feitos no bairro.

Alta definiçao

A expectativa dos comerciantes é aumentar o monitoramento de câmeras na região, onde já existem cerca de 20 equipamentos instalados. Eles esperam instalar mais 30 aparelhos de alta definição nas proximidades do Polo Empresarial.

“Somos alvos de bandidos a qualquer hora. Eles escolhem pedestres, funcionários, motoristas e principalmente as cargas. As de cigarros e eletrônicos são os preferidas dos criminosos”, afirmou o presidente do Polo Empresarial da Pavuna Marcelo Miguez.

Carros incendiados em Guadalupe%3A vizinhança sofre com a violênciaDivulgação

Segundo ele, investigações da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas apontam que bandidos do Morro da Pedreira, em Costa Barros, estariam agindo na região. “No estado, nos últimos 12 meses, empresas tiveram prejuízo em R$ 300 milhões em roubos de carga. A maioria aconteceu na Pavuna, que tem uma rota de fuga, que é a Dutra. Estamos reforçando as escoltas armadas e diferenciando horário de entrada e saída das cargas para tentar confundir os bandidos”, lembrou Miguez.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013, o número de roubos de carga na área cresceu 162%.
A PM informou que a Pavuna ganhou este ano em definitivo, o reforço de 50 policiais.

Barricadas em bairros vizinhos

Carros roubados e incendiados, falsas blitz, barricadas de concreto e pneus, além de seguidos tiroteios entre traficantes de facções rivais e policiais militares. Este é o cenário diário em bairros vizinhos da Pavuna, como Guadalupe, Costa Barros, Anchieta e Ricardo de Albuquerque. Na Pedra Rasa, em Ricardo de Albuquerque, traficantes fizeram barricada com concreto e pneus para dificultar a entrada de carros de PMs do 41º BPM (Irajá).

A PM informou por nota que operações para a retirada de barricadas têm sido constantes em comunidades dos bairros de Ricardo de Albuquerque, Costa Barros e adjacências. Ainda segundo a PM, militares, com apoio de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), retiraram nesta quinta barricadas da Favela do Muquiço, em Guadalupe.

Você pode gostar