Por thiago.antunes

Rio - O mesmo Corcovado que hoje atrai milhares de turistas ao Cristo Redentor foi cenário de um sonho da intrigante Capitu com Bentinho, em ‘Dom Casmurro’; e foi na Rua da Carioca, antiga Rua do Piolho, que o Brás Cubas de Machado iniciou os seus estudos. Essas e outras passagens estão reunidas em um aplicativo gratuito idealizado pela curadoria do evento ‘Rio de Machado de Assis’. São 200 trechos que fazem alusão aos bairros da antiga capital da República localizados em 80 pontos do mapa do Rio.

Além do lançamento do aplicativo, que acontecerá em outubro, o evento apresentará um seminário e fará intervenções artísticas nos pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá. Também serão organizados passeios temáticos pelo Centro feitos por guias do Museu. A atividade ocorrerá por cinco sábados, começando no dia 4 de outubro. Tudo de graça. De acordo com um dos realizadores do projeto, o produtor Nei Caramês, a plataforma digital cria uma identificação maior entre antigos amantes de Machado, ao mesmo tempo que poderá despertar novas paixões.

MAR mostra o Rio de Machado de AssisDivulgação

“Pode-se acessá-lo e descobrir que a região por onde se está passando foi decisiva na história de algum de seus personagens”, explica. Na tela inicial, o usuário verá uma lista com os nove romances daquele que é considerado o maior escritor de língua portuguesa no Brasil, e embaixo de cada título, os bairros que são cenários nas tramas.

Ao clicar em ‘Dom Casmurro’ , por exemplo, uma nova lista exibirá todas as regiões que foram palco do enredo. Escolhendo ‘Alto da Tijuca’, o leitor vai se aventurar pela passagem que narra a lua de mel de Capitu e Bentinho, os mais lembrados personagens do escritor. “A ideia é mostrar na tela dos smartphones como as tramas de Machado são indissociáveis das paisagens cariocas”, revelou Caramês.

Os trechos que mais tocarem o leitor poderão ser catalogados na aba ‘favoritos’, e ficarão arquivados dentro do app ou serão compartilhados no Facebook. Além disso, o usuário também terá a opção de baixar toda a obra gratuitamente em e-books. Na rede social, a página que leva o nome do projeto tem postagens diárias assinadas por ‘Joaquim Maria’, seu nome de batismo.

'Vi-a pela primeira vez no Rossio Grande [Praça Tiradentes] na noite das luminárias%2C logo que constou a declaração da Independência..' (Memórias Póstumas de Brás Cubas)Divulgação

A pesquisa literária ficou por conta das curadoras Daniela Name e Gabriela Dias, que destrincharam a obra do Bruxo do Cosme Velho em cerca de três meses. “Não existe escritor mais carioca, ao mesmo tempo que é universal. Ele consegue ser ‘do mundo’, falando profundamente do único mundo que ele conhecia, o Rio de Janeiro”, exalta Daniela.

“Além de tudo, é um autor cuja história pessoal se cruza com a do Rio. Ele comemorou a Lei Áurea, viu a cidade ainda sem todos os aterramentos e acompanhou de perto a época de transição do Brasil Império para o regime republicano”, descreve, acrescentando que curiosidades históricas sobre as regiões da cidade também serão mostradas no aplicativo.

Você pode gostar