Por bferreira

Rio -Duas paradas gays animaram o domingo em comunidades do Rio. No Complexo da Maré, que está ocupado por militares do Exército, cerca 40 mil pessoas lotaram as ruas da Vila do João para reivindicar a garantia de direitos LGBT — Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. No Complexo do Alemão, a festa aconteceu na Praça de Inhaúma e reuniu 500 pessoas.

O teste de HIV na Maré foi feito através de coleta de material da bocaCacau Fernandes / Agência O Dia

O evento da Maré foi promovido pela ONG Maré Sem Preconceito e serviu para fazer uma campanha de conscientização. Muitos preservativos foram distribuídos para os moradores. “O preconceito existe, independentemente da classe social. A diferença é que quem tem recursos financeiros quase sempre tem mais consciência dos seus direitos”, explicou a vice-presidente da ONG, Nilma Valentim.

O grupo Pela Vidda também levou kits para fazer testes de HIV. O resultado era dado em 20 minutos e o método usado não era a retirada de sangue, mas a coleta de material na boca. “O exame de fluído oral retira da mucosa anticorpos que revelam a existência ou não do vírus HIV”, explicou a psicóloga Edilene Bastos, coordenadora do Projeto Mix da Prevenção.

No Alemão, a parada foi organizada por Luiz Moura, o Guinha, personagem do documentário ‘Favela Gay’, de Cacá Diegues e Renata Almeida Magalhães.

Você pode gostar