Por felipe.martins

Rio -  Traficantes da facção Amigos dos Amigos  e do Terceiro Comando Puro entraram em confronto na tarde desta quarta-feira na Avenida Brasil, na altura da Fiocruz. De acordo com agentes do Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE), traficantes tentaram invadir a Fiocruz pelo Canal do Cunha ao lado da instituição. O Exército e fuzileiros navais ocuparam com tanques as pistas para conter o confronto entre as facções.

Em plena Avenida Brasil%2C motoristas fugiram pela contramão do confronto entre traficantesReprodução

De acordo com a Força de Pacificação, o tiroteio durou cerca de 20 minutos. Por volta das 15h30 o trânsito estava liberado em todos os sentidos, mas às 16h15, com a chegada de agentes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) um novo tiroteio começou no Complexo da Maré. Por volta das 17h30 tiros ainda eram ouvidos em menor intensidade. 

O confronto teve início na madrugada desta terça-feira quando criminosos da ADA invadiram o Conjunto Esperança e entraram em confronto com criminosos do TCP. A troca de tiros em maior ou menor intensidade continuou ao longo da quarta-feira no interior da comunidade até chegar à Avenida Brasil nesta tarde. Agentes do Bope continuam no local. 

Motoristas deram marcha à ré, tentando voltar pela contramão. Os funcionários da Fiocruz foram liberados mais cedo, às 16h, em razão do confronto. Em comunicado, a Fiocruz negou a tentativa de invasão. Militares da Força de Pacificação vasculharam o entorno da instituição em busca de criminosos.

Tiroteio fechou Avenida Brasil. Tanques da Força de Pacificação ocuparam as pistasSandro Vox / Agência O Dia

Mais de 12 mil alunos ficam sem aulas em razão de confrontos em favelas do Rio

Os estudantes das escolas municipais de três regiões da cidade foram um dos grandes prejudicados das cenas de violências na manhã desta quarta-feira. Por conta de operações nos complexos da Maré, Penha e Alemão, mais de 12 mil alunos ficaram sem aulas. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Educação, na Maré, 11 escolas, três creches e dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) não funcionaram nos três turnos, deixando 8.283 alunos sem as atividades.

Populares são protegidos por militares da Força de Pacificação. Confronto causa pânico na região.Sandro Vox / Agência O Dia

Na Vila Cruzeiro, quatro escolas, uma creche e um EDI foram fechados. Neste caso, 3.125 estudantes não tiveram aulas. Já no Alemão, duas escolas não abriram; 1.308 alunos não tiveram aulas. No total, 12.716 foram prejudicados. Em contraposição, a Secretaria Estadual de Educação afirma que nenhuma de suas unidades teve o funcionamento interrompido.

No Complexo da Maré, após um intenso tiroteio, militares da Força de Pacificação fizeram uma operação na região e encontram o corpo de um jovem, de aproximadamente 18 anos, ainda não identificado, na localidade do Conjunto Esperança. Há suspeitas de que ele seria um criminoso. Também houve tiroteio na Vila do João, onde o confronto aconteceu até às 6h.

Força de pacificação tenta conter ação de traficantes na Avenida Brasil. Criminosos tentam invadir Fiocruz. Na foto, homem tenta se proteger do tiroteioFoto de leitor

Por causa do confronto, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região ficou fechada por um determinado tempo. Agentes da Divisão de Homicídios da Capital (DH) investigam o caso. O trânsito na região enfrentou reflexos devido ao confronto. Temerosos com os tiros, os motoristas que trafegavam pelas Linhas vermelha e amarela diminuíram a velocidade do veículo e enfrentaram engarrafamentos. Em nota oficial, os militares afirmaram que a segurança na Maré está reforçada após os confrontos.

Criminosos ordenam que comércio na Vila Cruzeiro seja fechado

Na Penha, no início desta madrugada, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), trocaram tiros com grupo de sete traficantes da favela da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, também na Zona Norte. Pelo menos quatro deles estavam armados e após ser baleado, um suspeito acabou morrendo ao dar entrada no Hospital Estadual Getúlio Vargas.

Homens da Força de Segurança e policiais militares realizaram operações nesta quarta-feira nos complexos da Maré%2C Penha e AlemãoFoto%3A Severino Silva / Agência O Dia

Com isso, traficantes ordenaram o fechamento do comércio em toda a área da Vila Cruzeiro. Apesar do reforço policial, o clima está tenso e moradores temem tiroteios e balas perdidas.

Durante a operação, os agentes apreenderam mais de 1.200 trouxinhas de maconha, 208 papelotes de cocaína, uma pistola, granada e farta munição de vários calibres. O caso foi registrado na 22ªDP (Penha).

Já no Complexo do Alemão, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília foram recebidos a tiros por traficantes na localidade conhecida como Prédios Novos, por volta das 9h desta quarta-feira. De acordo com a assessoria da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), os PMs revidaram, mas não houve feridos. Os criminosos conseguiram fugir. O caso será registrado na 45ªDP (Alemão).

Também no início desta madrugada, policiais e traficantes trocaram tiros na Rua Nova Brasília, mas não houve registro de feridos ou presos.

Com informações de Paulo Lima

Você pode gostar